A
Ericsson e a
Telefônica assinaram Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. Juntas, as empresas apoiarão iniciativas já existentes e novos projetos para impulsionar o desenvolvimento de
tecnologias 5G com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020, promovido pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020.
Rumo a esse objetivo, as companhias já iniciaram a criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefônica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. O espaço, batizado de 5TONIC, busca criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa.
Enrique Blanco, CTO do Grupo Telefónica, aponta que a operadora vê o lançamento do 5G não como uma data no futuro, mas como um ecossistema de desenvolvimento que precisa começar agora. “Seremos capazes de priorizar funções e serviços de rede que se tornarão parte das redes 5G em um futuro próximo”, completou.
Entre as iniciativas conjuntas das organizações estão investigação, debate, testes de campo e demonstrações de tecnologia e equipamento para apoiar eventuais arquiteturas de rede 5G, comunicações, serviços e aplicações.
As empresas vão, então, desenvolver um trabalho de estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado em arquitetura de rede virtualizada.