A VIA Technologies, empresa global no desenvolvimento de soluções de plataforma e sistemas embarcados integrados para IoT e automação, acaba de lançar no País o VIA UsA, aparelho portátil que identifica veículos envolvidos em ocorrências policiais.
A partir de uma câmera portátil, do tamanho de uma moeda, o sistema interpreta as informações e faz a checagem em tempo real com os registros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O VIA UsA também pode ser adaptado para verificação de débitos como IPVA ou multas em atraso.
Segundo Ubiratan Resende, diretor-geral da VIA Technologies no Brasil, o público-alvo do VIA UsA são secretarias de segurança e autoridades policiais. “Em uma perseguição, abordagens ou blitzes, um policial pode, de imediato, conhecer a situação do veículo, sem ter de solicitar informações via rádio à sua base. Se a câmera capta a placa de um veículo que foi roubado, o sistema emite um alerta”, diz o executivo. Segundo ele, a solução, além de aumentar a assertividade das ações, proporciona maior segurança às autoridades.
Além da conexão com o GGI, o sistema pode ser adaptado para se comunicar com outras centrais, como Detrans e CET. “A grande vantagem é sua mobilidade. A câmera faz a leitura de todas as placas e checa a situação de cada veículo, além de fornecer sua localização por GPS. Quando identifica alguma irregularidade, dispara uma alerta”, diz Resende. Além da verificação imediata de registros em órgãos de segurança, o sistema, dotado do recurso de interpretação de imagens, pode, pode si próprio, identificar clonagens. “Se viaturas muito distantes uma da outra registrarem a mesma placa em um intervalo de tempo pequeno, o sistema avisa que um dos veículos é clonado”.
A câmera móvel realiza a comunicação sem fio com um computador de bordo de pequenas proporções. Ambos têm design robusto, resistente a choques. O computador pode ser instalado sobre o painel da viatura, enquanto que a câmera ser fixada na parte externa do veículo.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…