Categories: Notícias

Suzano garante autonomia e empoderamento dos colaboradores com soluções Microsoft

Quando Tiago Nori juntou-se à Suzano como gerente de infraestrutura de TI há pouco mais de um ano, identificou que a companhia, atuante do setor de papel e celulose, contava com um arsenal tecnológico da Microsoft, mas ainda não explorava todo o potencial das soluções em prol dos negócios. 

Ao mesmo tempo, a companhia passava por uma transformação baseada em uma série de fatores. Estavam na pauta inovação e a necessidade de dar poder ao funcionário. “A inovação logo foi formalizada por meio de uma disciplina e criou-se uma diretoria-executiva para tratar o tema. Estamos agora em um momento de exploração. Temos nos aproximado do ecossistema de inovação no Brasil, como startups”, contou em conversa com o IT Forum 365.

Já no quesito empoderamento, a TI contou com dois parceiros de peso: o RH e o CEO, que tem a TI como fundamental e estratégica nos negócios. “Estamos em constante evolução e no começo de 2016, o RH buscava transformação na gestão de pessoas, quebrando de silos. Foi aí que tudo começou”, lembrou o executivo apontando que o primeiro passo foi a mudança de layout da companhia, que passou a contar com espaços abertos e compartilhados, sem lugares fixos, facilitando e aprimorando a comunicação. “Agora estamos todos juntos e misturados”, brincou, citando que inclusive esse lema ajudou a batizar o projeto.

“Começamos nessa fase a falar de home office e para viabilizar essa nova realidade as ferramentas da Microsoft foram fundamentais”, garantiu. O primeiro passo nessa direção foi a implementação de uma rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês), simples, transparente e segura, segundo o executivo. “Foi o começo da mobilidade e do empoderamento.”

Depois, veio a adoção da suíte de produtividade Office 365, que, de acordo com Nori, reforçou a capacidade de as pessoas trabalharem de onde quisessem. A cereja no bolo foi o Skype for Business, que eliminou telefones de mesa nos escritórios da empresa. “Não temos mais cabos de rede nem aparelhos telefônicos na mesa. Estamos trabalhando nesse modelo e foi um sucesso”, comemorou. 

A primeira unidade a receber essas mudanças foi a da Avenida Faria Lima, em São Paulo, e espalhou-se para os demais escritórios da companhia, chegando às áreas administrativas das fábricas, somando, hoje, cerca de 2 mil dos 8 mil funcionários. 

Outra ferramenta usada pela empresa para garantir mais integração com as equipe foi o Yammer, rede social privada da Microsoft que permite a criação de grupos para comunicação. O uso começou na TI para reduzir a troca de e-mail do time e em pouco tempo conquistou outras áreas. Somente na última semana, a solução dobrou em número de usuários. A expectativa do executivo é que, cada vez mais, o Yammer seja agente de transformação e reúna ideias de colaboradores de forma colaborativa. 

Nori relatou que a TI registrou uma série de ganhos com o projeto, muito deles intangíveis, mas, seguramente, visíveis. Segundo ele, houve redução de troca de e-mails, pois todos passaram a se comunicar com mais facilidade com seus pares. O executivo considera que o projeto provocou uma verdadeira mudança nos negócios da companhia, transformando a forma como as pessoas trabalham.  

As melhorias implementadas na comunicação acabaram, naturalmente, criando um ambiente propício para inovação. O próximo passo é cada vez mais emparedar as pessoas. “Quando falamos de inovação, além de melhorar o que temos hoje, por trás estão pessoas e suas relações. Essas pessoas começam a ter comportamento mais colaborativo e o resultado financeiro é consequência. O combustível para a inovação é contar com um time brilhante, mas que tenham relação saudável. Isso cria condições para experimentar e errar”, finalizou. 


*A jornalista viajou a Miami (EUA) a convite da Microsoft

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago