Supera Parque inaugura laboratório de compatibilidade eletromagnética

O Supera Parque anunciou a inauguração de um laboratório de compatibilidade eletromagnética, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O local pode beneficiar a indústria de eletroeletrônicos, diminuindo custos logísticos e tempo de espera para certificações. O local começa a operar oficialmente na próxima quinta-feira (14/4).
Fruto de convênio entre a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase, que investiu 15% do valor total) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo, o local será inaugurado durante evento de comemoração dos dois anos do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, com a presença da prefeita Darcy Vera e do secretário estadual de Desenvolvimento, Marcio França.
O novo laboratório, localizado no Parque Tecnológico, recebeu investimentos de R$ 1,6 milhão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – a partir de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento faz parte do plano de melhoria da competitividade de Arranjos Produtivos Locais (APLs) paulistas.
O laboratório montado pelo Supera permitirá a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética conduzida, de acordo com as principais normas nacionais e internacionais. Segundo Erico Moreli, coordenador do Supera Centro de Tecnologia, o laboratório ajudará empresas no sentido de diminuir custos de certificação e inovação. “Além disso, o laboratório reúne técnicos com conhecimentos altamente especializados em áreas críticas para o desenvolvimento de novos produtos”, completa.
O coordenador ressalta, ainda, que a entrada em operação do laboratório deve movimentar a economia local. “O desenvolvimento de novos produtos implica em aumento de produção, de exportações, de empregos e, consequentemente, aumento de competitividade das empresas”, diz.