Categories: Notícias

SugarCRM promete incomodar concorrência no Brasil

Especializada em Customer Relationship Managemen (CRM), a SugarCRM foi fundada em 2004 no celeiro das inovações, na Califórnia (USA), e em pouco mais de dez anos de existência já está presente em 120 países, impactando 1,5 milhão de pessoas, com a bandeira de oferecer um software inovador, flexível e acessível para empresas de todos os portes que buscam no relacionamento com o cliente um diferencial competitivo.

Há quatro anos, uma importante conquista fez a SugarCRM decolar. A IBM elegeu a ferramenta da fabricante para que 85 mil funcionários pudessem fazer a gestão do relacionamento com o cliente. “No início, a SugarCRM pensou que sua tecnologia seria voltada para pequenas e médias (PMEs). Então, veio IBM, depois JP Morgan, Credit Suisse e a Wolksvagem, que só na Alemanha tem 8 mil usuários, fazendo da solução adequada para todos os portes de negócios”, lembra Enrique Perezyera, vice-presidente sênior da SugarCRM para América Latina e Caribe.

Depois de obter importantes clientes nos Estados Unidos e na Europa, era vez de ampliar os horizontes e a aposta foi na América Latina e Caribe. Perezyera, que tem passagens por grandes empresas de CRM, sendo a mais recente delas na Salesforce, assumiu a missão, há dois anos, de tornar a fabricante tão conhecida na região quanto nos outros países nos quais atua.

A jornada teve início no México e chega agora à Colômbia e ao Brasil, com a abertura de um escritório em São Paulo. Logo que desembarcou no México, a SugarCRM conquistou uma série de clientes e as vendas da empresa cresceram 81% em comparação com o ano anterior.

A estratégia adotada pelo executivo para avançar na região é apostar nas cidades com grande potencial de investimento em tecnologia, como Cidade do México, São Paulo, Rio de Janeiro e Medellín. “Nosso modelo de negócios está centrado em canais. Assim, contamos com parceiros nos países nos quais atuamos para garantir capilaridade e presença nas regiões”, detalha.

No Brasil, a promessa é de incomodar concorrentes e, inclusive, tomar clientes deles. Um dos trunfos que a SugarCRM tem em solo nacional é que a fabricante fará a cobrança da sua ferramenta em moeda local e não em dólar, como geralmente acontece. “Somente nós operamos em real”, garante Perezyera, completando que valor do produto é menos da metade do aplicado pela Salesforce.

Outro diferencial, aponta o executivo, é que a ferramenta da SugarCRM funciona tanto na nuvem pública ou privada, além de operar no modo on-line e off-line. Assim, se o usuário estiver em uma região sem conectividade pode incluir as informações na plataforma normalmente e quanto conectar-se à rede, os dados são automaticamente carregados. Mais um destaque da tecnologia, indica Perezyera, está no fato de que ela é open source.

Evoluções na ferramenta incluem a incorporação de inteligência artificial e big data para ajudar companhias a entender como se aproximar e envolver o cliente de forma mais assertiva.

Segundo Perezyera, desde que intensificou o trabalho na América Latina, a SugarCRM já somou 10 mil usuários na América Latina e expectativa é dobrar o número de clientes ainda neste ano. No futuro, faz parte dos planos a abertura de capital da empresa.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago