A StatSoft quer ajudar os profissionais em cargos de gestão a desenvolverem competências analíticas através do Instituto Data Science. A iniciativa recém-criada conta com instrutores especialistas em Ciência de Dados e tecnologias de Big Data para ministrar cursos online e offline de especialização em negócios.
O projeto é direcionado aos profissionais que desejam aplicar análise em suas atividades, independentemente de suas posições hierárquicas. Segundo a companhia, que é o braço de Analytics da Dell, o modelo excede as tradicionais aulas no formato acadêmico para aprendizado de técnicas ou conceitos, focando seus esforços em quatro áreas onde os impactos de Analytics são mais intensos e trazem retorno de curto prazo: produção, vendas, finanças e marketing.
“Estamos desenvolvendo um modelo aderente às estratégias de negócios para promover cultura analítica. Dessa forma, a ciência e o negócio se conectam ao máximo, desenvolvendo-se em um capital intelectual único que certamente resultará no diferencial competitivo dificilmente emulável”, defende Josias Oliveira, CEO da empresa.
De acordo com o executivo, os gestores costumam ter um conjunto de cenários passíveis de atuação e apostam naqueles que despertam seus “faros de negócio”. Mesmo importante, esse feeling proveniente da experiência é incompleto e deve vir acompanhado da absorção de dados e informações e do uso de funções e modelos matemático-estatísticos, a partir dos quais se criam critérios para decisões mais conscientes.
A proposta do modelo de educação tenta fazer com que o aluno adquira conhecimentos de usabilidade nas soluções tecnológicas com aplicações didáticas para todos os segmentos. Ao todo, são mais de 100 temas de aulas teórico-práticas sobre técnicas, tecnologias, métodos e metodologias.
Digital
A versão on-line dos cursos está disponível em sua plataforma de e-learning. As aulas de 50 minutos demandam um investimento entre R$ 300 e R$ 700, de acordo com o módulo desejado.
Os cursos virtuais apresentam duas modalidades, com ou sem interação direta com o instrutor. Na primeira, serão cinco aulas nas quais o professor explica a teoria nos primeiros 30 minutos, colocando-a em prática nos 20 minutos finais. No segundo modelo, o aluno segue os passos de aplicação de uma técnica ou o uso de um software em aulas com o acompanhamento de um moderador.
Presencial
Já o formato presencial aborda temas mais específicos e abrange a construção de toda a estrutura de Analytics e Big Data, levando em conta aspectos de processo, tecnologia, ciência de dados aplicados e estratégia. O investimento é mais robusto: R$ 3 mil por aluno.
Os treinamentos presenciais abordam questões com aplicações em profundidade para solucionar problemas específicos de mercado. Eles podem ser abertos ou in-company, com um formato mais customizado. A duração dos cursos dependerá do tema, variando de 36 horas a 380 horas.
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