Em 2021, as startups colombianas levantaram US$ 808 milhões em investimentos, segundo o ColombiaTech Report, estudo produzido pelo Distrito em parceria com a KPMG. O mapeamento identificou 1.110 startups que compõem o ecossistema de empreendedorismo colombiano em 26 setores diferentes. O estudo também contou com a parceria da iNNpulsa Colombia, ANDI, CESA, Câmara de Comércio de Bogotá e Medellín Câmara de Comércio de Antioquia.
De forma semelhante ao Brasil, o setor de fintechs é o predominante entre as startups da Colômbia. Corresponde a 15% de todas as startups colombianas (170 no total). Em seguida aparecem as martechs (101 companhias ou 9,1% do total), as deeptechs (94 empresas) e as retailtechs (92).
As startups empregam em todo o país mais de 25 mil colaboradores. Conhecida dos brasileiros, a Rappi é responsável por 25% desse total. A startup é o primeiro unicórnio da Colômbia.
Com o levantamento, o Distrito, que se tornou referência no mapeamento do ecossistema de inovação brasileiro, expande seu universo de estudos para outros países da região.
“Os países latinos têm necessidades parecidas. Então por que não nos ligarmos às iniciativas também dos nossos vizinhos? A velocidade das transformações tende a ser ainda maior”, destaca Gustavo Gierun, CEO do Distrito.
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