A startup Mercode iniciou na última segunda-feira (13/4) uma ação no metrô de São Paulo que permite aos consumidores realizar a compra de diversos produtos de supermercado e recebê-los em casa. O mercado virtual ficará disponível pelo período de um mês em duas estações da capital paulista, Faria Lima e Butantã.
A ideia da iniciativa, segundo o cofundador da empresa, Gabriel Schiavoni, é abrir a cabeça dos usuários para a possibilidade de adquirir produtos que originalmente seriam comprados em supermercados e outros estabelecimentos físicos, mas com o conforto de não sair de casa. “Os consumidores de hoje compram quase tudo on-line, de roupas a sapatos e acessórios, mas ainda não têm na cabeça de forma concreta a ideia de que é possível fazer compras de mercado da mesma forma, de qualquer lugar, a qualquer hora”, diz.
Com um ano e meio de atuação, essa é a segunda vez que a startup realiza a ação no metrô. No ano passado, no entanto, a ação foi feita para apenas uma varejista e, devido ao sucesso, outras empresas mostraram interesse na iniciativa e a Mercode acabou optando pelo modelo de market place.
Como funciona
Dentro das estações foram montadas gôndolas que abrigam produtos virtuais. Por meio do aplicativo da empresa, os clientes podem escolher um dos estabelecimentos parceiros cadastrados – que incluem lojas de produtos naturais, mercados, empórios, açougues e pet shops – e escanear o QR code localizado junto a cada item para que eles sejam entregues na residência do usuário.
Para os parceiros interessados em realizar vendas por meio da plataforma, a integração leva cerca de duas semanas. “Nossos parceiros enxergam que o e-commerce é o futuro e encontram em nossas soluções a maneira ideal de ingressar no mundo on-line”, conta o sócio da Mercode, Igor Garcia.
Atualmente, grande parte dos estabelecimentos cadastrados opera na cidade de São Paulo. No entanto, a empresa já começou seu processo de expansão para o restante do Brasil. Segundo o cofundador do Mercode, Fabio Campos, algumas das lojas parceiras de outros estados estarão disponíveis no aplicativo nas próximas semanas.