Startup cria solução que ajuda no combate ao mosquito da dengue

Desenvolvido em parceria com pesquisadores e cientistas ligados à Fiocruz, DengueTech deve ser colocada em locais onde há água tende a se acumular

Author Photo
4:30 pm - 03 de abril de 2019

A startup brasileira BR3, da Incubadora USP/IPEN-Cietec, desenvolveu um produto biológico que se propõe a eliminar as larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Batizada de DengueTech, a solução combate às larvas do mosquito usando a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis, conhecida como Bti. O produto foi desenvolvido por pesquisadores e cientistas ligados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a BR3.

Segundo Rodrigo Perez, diretor da BR3, o Bti se mostra como uma forma segura e sustentável de controlar o Aedes. “Esta bactéria evita que o mosquito crie resistência aos inseticidas, além de não afetar outros insetos benéficos ao meio ambiente”, afirma. Além disso, o DengueTech transforma os criadouros do mosquito que não podem ser eliminados, como as bandejas de geladeira frost free e de ar-condicionado, ralos e vasos sanitários com pouco uso, em uma armadilha contra o Aedes. Eliminar os criadouros do Aedes é a forma que está sendo mais eficiente para combater o Aedes.

O DengueTech é um tablete e funciona de forma simples: basta colocá-lo em locais onde a água para, ou onde ela possa se acumular, a cada 60 dias. Na água, ele libera microrganismos e proteínas, dessa forma, quando os ovos do mosquito eclodirem, as larvas vão ingerir o DengueTech e morrerão.

De acordo com a startup, o DengueTech não oferece qualquer tipo de risco para humanos. Sua formulação em tabletes é inodora, não irritante e não sensibilizante. A empresa informa ainda que o produto pode ser usado, inclusive, em ambientes com alta circulação de crianças, como áreas de piscina e parquinhos.

Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, o papel da entidade não é apenas consolidar negócios voltados ao meio ambiente, mas gerar soluções impactantes para a sociedade. “O DengueTech é um dos produtos mais relevantes que já saíram do Cietec”, afirma Risola.

“Nossa solução é acessível, pois cabe no bolso da grande maioria da população, e é de fácil uso, possibilitando que a população colabore mais efetivamente no controle casa-a-casa do Aedes, de forma sustentável”, finaliza Perez. Uma embalagem do DengueTech com 10 cápsulas custa R$ 49,90 e pode ser comprada online.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.