A Star Alliance, aliança de linhas aéreas globais, anuncia o lançamento da Plataforma de Serviços Digitais (DSP), que visa aprimorar os serviços digitais e móveis oferecidos aos clientes que viajam pelas 28 companhias aéreas membros da rede. A plataforma, desenvolvida e implementada em parceria com a Accenture, será usada primeiramente pelas companhias Lufthansa e United.
Com a DSP, é possível coletar dados fornecidos por uma companhia aérea ou por terceiros, e disponibilizá-los a todas as companhias membros, permitindo que elas os incorporem aos seus próprios aplicativos voltados ao cliente. No longo prazo, o objetivo é permitir que os passageiros utilizem o site ou aplicativo móvel de qualquer companhia aérea para obter todas as informações de que necessitam para viajar em várias empresas membros da Star Alliance.
Uma vez que uma oferta de serviço esteja disponível na DSP, as companhias aéreas podem decidir individualmente se e quando as disponibilizarão para os clientes. Como exemplo, um recurso de seleção de assentos lançado no dia 2 de fevereiro permite, agora, que um cliente da United Airlines escolha um assento nos voos da Singapore Airlines marcados via united.com ou United App.
Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, comenta que os passageiros mais frequentes têm uma companhia aérea “de casa” na rede e preferem controlar toda a sua experiência de viagem por meio de um único aplicativo ou site. “Estamos, portanto, trabalhando para criar recursos de forma centralizada, que podem ser compartilhados para nossos membros individuais”, afirma.
Parceria
Além de ajudar a desenvolver e implementar a DSP, a Accenture está apoiando a Star Alliance com um trabalho contínuo para identificar os pontos e expectativas críticas do cliente. Como parte do desenvolvimento da DSP, a Accenture incorporou uma metodologia de design thinking que se baseia em lógica, imaginação, intuição e raciocínio sistêmico para explorar possibilidades de benefícios e garantir os resultados desejados pelo usuário final.
“Uma experiência de viagem perfeita para os clientes depende da capacidade de uma companhia aérea de se integrar a um ecossistema mais abrangente, que envolva toda a indústria de aviação e do turismo”, diz Robert Zippel, que lidera a consultoria tecnológica para a indústria da Accenture. “As companhias aéreas precisam reforçar a cooperação com as companhias membros da Aliança e os ecossistemas associados para assegurar uma maior compreensão das exigências de um viajante. Ao disponibilizar um intercâmbio de dados em tempo real e aplicativos padronizados para melhorar a experiência do passageiro em múltiplas viagens das companhias membros, entre outras vantagens, o StarPad DSP é um ótimo exemplo de sistema que permite esse tipo de colaboração”, completa.
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