Sompo Seguros agiliza processos de cotação e emissão de apólices com chatbot

Tecnologia usa a plataforma de computação cognitiva para negócios na nuvem da IBM, Watson

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8:18 am - 04 de abril de 2018

Com o objetivo de dinamizar o fechamento de negócios e incrementar ainda mais o relacionamento com corretores de seguros e segurados, a Sompo Seguros deu um importante passo em seu processo de transformação digital.

A equipe de TI da companhia, alinhada às demais áreas de negócio, desenvolveu um chatbot que utiliza a plataforma de computação cognitiva para negócios na nuvem da IBM, Watson. Com isso, a Sompo passa a ser a primeira seguradora do País a utilizar a plataforma IBM Watson para cotação e emissão de apólices.

“É uma ferramenta útil de venda, auxilia nos processos de atendimento, cria a possibilidade de aprendizado para automatizar operações e processos e tem um forte apelo em diversas funções e análises de linha de frente e de atendimento”, explica João Carlos França de Mendonça, diretor de Commercial Lines da Sompo Seguros.

Em um primeiro momento, o serviço de bate-papo vai ser disponibilizado para a contratação do seguro garantia de obrigações públicas (licitante e executante), podendo ser acessado pelo aplicativo Telegram. No entanto, a ideia é gerar mais funcionalidades e viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros.

Expectativas

Como o serviço foi disponibilizado em novembro passado, a seguradora ainda não pode mensurar resultados de venda. No entanto, muitos corretores já perceberam que os processos de cotação do seguro garantia de obrigações públicas ficaram bem mais ágeis. “As mudanças internas necessárias para a construção da solução apresentam benefícios evidentes na simplificação, custo e velocidade dos processamentos online”, comenta Wander Bringhenti, diretor de TI da Sompo Seguros.

O executivo ressalta que a agilidade nos atendimentos solicitados contribui com a melhoria da eficiência de atendimento da seguradora, além de trazer mais rapidez para os corretores de seguros e contribuir para a fidelização dos segurados.

Ainda de acordo com Bringhenti, houve total sinergia entre a TI e a área técnica de Garantia e de Gestão Comercial para desenvolver a ferramenta e atender às necessidades dos usuários corretores de seguros. “Iniciativas como essa permitem a Sompo otimizar tempo e recursos enquanto dinamiza o atendimento, traz mais comodidade e oportunidades de vendas ao corretor de seguros, além de garantir um serviço de mais qualidade para o segurado.”

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