Software da Tecnicon promove inclusão de pessoas com deficiência visual

Todas as pessoas têm o direito de contribuir ativamente com toda e qualquer atividade profissional, independente de suas capacidades físico-motoras. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Brasil (24% da população), sendo que apenas 0,9% estão inseridas no mercado de trabalho, com carteira assinada.

Essa situação muitas vezes ocorre pelo fato de que muitas empresas ainda não adaptaram os seus ambientes de trabalho, levando em conta essa grande parcela da população. E isso não tem somente relação com a estrutura física, mas também com a falta de instrumentos de trabalho adaptados para a inserção desses profissionais – como a acessibilidade digital.

Reconhecendo esse fato, a Tecnicon decidiu aperfeiçoar ainda mais seu software de gestão, por meio de ferramentas que promovam a autonomia e inclusão de todos os usuários, sem distinção.

A empresa disponibilizou um novo recurso que visa facilitar a navegação de pessoas com deficiência visual dentro da solução Tecnicon Business Suite. A tecnologia permite maior acessibilidade e independência para os usuários do software.

Sempre preocupada com a responsabilidade social, a Tecnicon preza pela excelência no atendimento aos seus clientes e entende a importância de investir continuamente em uma arquitetura de navegação inclusiva, de fácil usabilidade e que possibilite o acesso a todas as ferramentas nos seus mais diversos formatos.

Acessibilidade Web

A nova funcionalidade foi idealizada na 2ª edição do Hackathon Tecnicon , realizado no mês de julho. Durante mais de 40 horas consecutivas, desenvolvedores de software e colaboradores de outras áreas de negócios se reuniram em uma intensa maratona de programação, a fim de criar projetos inovadores.

O recurso foi desenvolvido com base em um novo conceito de mercado, denominado Web Accessibility. Esse termo foi criado com o propósito de tornar websites ou sistemas web mais inclusivos, podendo ser utilizados por qualquer pessoa – com ou sem deficiência.

Pensando em garantir a inclusão digital de todos que utilizam a solução Tecnicon Business Suite, a empresa está disponibilizando uma nova funcionalidade: o “Leitor de tela”.

A novidade é destinada a pessoas com deficiência visual e permite que o software realize a leitura automática do que está selecionado na tela. Basta o usuário passar o mouse em cima dos campos para que os conteúdos sejam apresentados em voz alta.

Além do Leitor de Tela, no ano passado a companhia desenvolveu outra ferramenta de acessibilidade destinada a pessoas com mobilidade reduzida, a qual possibilita que os usuários utilizem a solução 100% comandada por sistema de voz.

Por meio dessas inovações, a Tecnicon acredita que mais talentos poderão contribuir com o crescimento das organizações, democratizando a informação e proporcionando a igualdade de acesso a todas as pessoas.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago