Embora a internet tenha criado milhões de oportunidades para pessoas ao redor do mundo e tornou o conhecimento humano disponível para qualquer pessoa com uma conexão, ela também gerou problemas que parecem impossíveis de serem resolvidos.
“Edward Snowden mostrou que construímos a maior rede de vigilância do mundo com a web”, disse Brewster Kahle, que comanda o Internet Archive. E ele não está errado: governos em todo o mundo mantém seus olhos sob o que cidadãos estão acessando on-line e podem até mesmo aplicar requisitos de censura, em um esforço para controlar o que as pessoas pensam.
Sir Tim Berners-Lee, que inventou a World Wide Web, acredita que a forma como sua criação funciona nos dias de hoje “mina completamente o espírito de ajudar pessoas a criar”. Ele, Kahle e outros pioneiros da moderna web estão discutindo ideias para um novo tipo de rede de informação que não pode ser controlado por governos ou alimentado por megacorporações como Amazon e Google.
Os especialistas, ao lado de outras entidades que respiram a internet, se reuniram em San Francisco (EUA) para discutir como esse novo tipo de web pode ser criada e sustentada. Participantes também abordam o aumento do uso da criptografia e os métodos para garantir mais responsabilidade, bem como para reduzir a dependência de criadores de conteúdo e dos publicadores de receitas de anúncios a partir do desenvolvimento seguro e de métodos baseados em criptomoedas.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…