Sociedade Brasileira de Computação é contra criação de conselhos para profissão

Author Photo
4:20 pm - 24 de outubro de 2016

A regulamentação da profissão na área da Tecnologia da Informação (TI) foi debatida em um seminário realizado na última semana pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo (Sindpd-SP) e defensor da causa. Contrário à criação de conselhos para a profissão, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Lisandro Zambenedetti Granville, defende que a área de TI é transversal e não se deve cercear o exercício da profissão.

Ele argumenta que não se deve atrelá-la a uma única formação. “Pior ainda é subordiná-la a um sindicato ou conselho e, com isso, estabelecer uma reserva de mercado. É preciso aumentar o escopo de atuação da Tecnologia da Informação e não restringi-lo”, complementa.

A SBC também enviou carta ao presidente da República, Michel Temer, defendendo o Projeto de Lei 4408/2016, em tramitação na Câmara Federal, que regulamenta a profissão proibindo a criação de registros, conselhos profissionais ou outras entidades que visem “cercear a liberdade do exercício profissional”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.