Categories: Notícias

Smartphones começam a substituir cartões de acesso

A cada dia smpartphones ganham mais e mais funções. Na palma da mão temos recursos dos mais diversos, desde envio de mensagens instantâneas a solicitação de serviços por meio de voz. E, claro, também ligações telefônicas, mas com menos frequência. Mais uma função surge como promissora para os próximas anos: liberação de acesso físico. De acordo com previsões do Gartner, 20% das organizações usarão smartphones no lugar de cartões para acesso até 2020.

Em 2016, por exemplo, menos de 5% das organizações utilizavam dispositivos móveis para permitir acesso a escritórios e outras instalações, o que demonstra tamanha evolução esperada para os próximos anos.

David Anthony Mahdi, diretor de pesquisa do Gartner, destaca que uma fração significativa de organizações usam tecnologias legadas de acesso físico que são de propriedade das companhias, sistemas fechados e, por isso,  têm capacidade limitada para se integrar com a infraestrutura de TI. “Hoje, a crescente disponibilidade de tecnologias móveis e de nuvem de muitos fornecedores de sistemas de controle de acesso físico (PACS – physical access control system) terão impactos importantes sobre como esses sistemas podem ser implementados e gerenciados”, afirma.

A tecnologia PACS é amplamente implantada em várias indústrias verticais para garantir o acesso a uma ampla gama de instalações (edifícios, escritórios individuais, centros de dados, armazéns etc.), garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham autorização para acesso a locais específicos.

A tecnologia móvel já é amplamente utilizada para o controle de acesso lógico. O Gartner projeta que os mesmos tipos de benefícios de custo e experiência de usuário direcionarão o uso crescente de smartphones no lugar de cartões de acesso físico discretos. Smartphones usando tecnologias e protocolos como Bluetooth, Bluetooth LE e Near Field Communication poderão trabalhar com diversos leitores e tecnologia PACS.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago