Sistemas de gerenciamento de banco de dados estão se tornando obsoletos
Ferramentas passam agora por um processo gradativo de substiuições, segundo instituto de pesquisas Gartner

Os sistemas de gerenciamento de bancos de dados – SGBD (DBMS, na sigla em inglês) são tecnologias antigas e o número de aplicativos que usam esses sistemas está diminuindo. O instituto de pesquisas Gartner prevê que, até 2020, a receita pré-relacional de DBMS será responsável por menos de 1% do mercado total de SGBD.
“Acreditamos que essa tendência continuará. Mais e mais organizações passarão para soluções modernas. A migração para um SGBD moderno oferece vários benefícios, incluindo menores custos de manutenção, maior flexibilidade e agilidade do sistema e uma maior base de habilidades. A hora é agora, e é urgente começar a modernizar sistemas e bancos de dados”, disse o vice-presidente e analista do Gartner, Donald Feinberg.
Aplicações envelhecidas são lentas, caras e não compatíveis
Existem muitos fatores e motivações para substituir a tecnologia SGBD, sendo a mais óbvia a desatualização. Os SGBD foram originalmente projetados para tamanhos de banco de dados medidos em megabytes e gigabytes. “Gerenciar os grandes sistemas de dados de hoje é pedir muito de um software que tem décadas”, comenta Feinberg.
“Além disso, as ferramentas para gerenciar e acessar esses grandes sistemas não suportam bancos de dados pré-relacionais. Para serem usados, os dados devem ser movidos para uma plataforma moderna de SGBD, adicionando latência adicional.”
Por outro lado, os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (RDBMSs) atuais suportam operações como aplicativos de processamento de transações on-line de vários terabytes com milhares de usuários simultâneos. Ou seja, podem fazer tudo o que o SGBD pré-relacional pode, mas com maior escalabilidade, flexibilidade e funcionalidade.
“Outro fator a considerar é a nuvem. Na era dos SGBD pré-relacionais, a nuvem ainda não existia. Atualmente, muitos sistemas e aplicativos, como software como serviço (SaaS), utilizam recursos da nuvem. Assim, é quase impossível reunir tecnologia de nuvem e pré-relacional de maneira eficaz e econômica. As ofertas de plataforma de banco de dados como serviço (dbPaaS) são uma alternativa válida e atualizada”, acrescenta o especialista.
As organizações que não desejam se separar do seu SGBD pré-relacional devem atribuir um orçamento maior para manutenção e consultoria. À medida que a base instalada cai, os fornecedores devem aumentar os custos de manutenção e suporte para compensar a base menor.
Opções de substituição
Existem muitas opções para substituir aplicativos e plataformas SGBD. Os líderes de dados e análise devem examinar cuidadosamente essas opções e escolher a melhor opção para cada sistema a ser migrado ou substituído.
Os líderes de dados e análises também devem preparar um plano de migração com base em escolhas de plataforma e estimativas de custos realistas. De acordo com o Gartner, os custos de migração são compensados pela redução dos custos de manutenção, mitigação de uma base de habilidades redutora e uma maior escalabilidade e funcionalidade das novas plataformas.