Sindpd-SP começa campanha salarial 2017 para profissionais de TI de São Paulo

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd-SP) deu início oficialmente à Campanha Salarial de 2017 com a apresentação da pauta de reivindicações à categoria.
A Campanha Salarial terá como principal reivindicação o reajuste salarial com aumento real, ou seja, acima da inflação do período. Outra importante bandeira que será defendida pelo Sindicato será a redução da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais sem a diminuição proporcional de salários. A pauta também terá espaço para a melhoria de benefícios sociais, como plano médico e odontológico integrais e pagamento de vale-alimentação em conjunto com o vale-refeição.
Atualmente, a carga horária dos trabalhadores de TI no estado de São Paulo é de 40 horas semanais. Em 2011, o Sindpd-SP já havia garantido à categoria a redução da jornada de 44 horas para 40 horas por semana – foi um dos primeiros sindicatos do País a obter o benefício da jornada reduzida, que é uma luta antiga de todo o movimento sindical brasileiro.
Ao Sindicato, os profissionais da categoria ressaltaram a importância da luta por um reajuste salarial com aumento real neste ano, sobretudo em razão da crise econômica que elevou o preço de produtos, como os alimentos nos supermercados. O reajuste, dessa forma, será importante para proteger o poder de compra dos trabalhadores.
Após a apresentação da pauta à categoria, as reivindicações passarão pelo crivo dos trabalhadores de TI em 14 assembleias que serão realizadas em todo o estado.
A última delas ocorrerá no dia 10 de dezembro, na sede do Sindpd-SP, na capital. Depois disso, a pauta será apresentada ao sindicato patronal para que, em janeiro, sejam iniciadas efetivamente as negociações.
