No artigo anterior, vimos o que rolou no TechCrunch Disrupt SF 2015, um dos principais eventos de inovação do mundo. Conforme prometido, gostaria de compartilhar uma lista com sete startups brasileiras e cinco estrangeiras que receberam destaque no evento.
As empresas ganharam repercussão por trazerem inovações pertinentes para o mercado corporativo e que podem ajudar a melhorar a experiência dos clientes, reduzir gastos e riscos, aumentar a eficiência e consequentemente melhorar os resultados financeiros de organizações estabelecidas.
Startups Brasileiras
A One Cloud é um Cloud Service Broker, onde o cliente pode comparar, adquirir e gerenciar serviços de computação em nuvem de diversos provedores em um só lugar.
Em um único painel o cliente pode provisionar e controlar todos os ambientes de nuvem da empresa, além de visualizar em tempo real o quanto está gastando e tudo isso de forma simples e segura.
A Stefanini é um grande parceiro da OneCloud.
Que tal aumentar a notoriedade e as vendas de sua empresa através de uma solução efetiva de marketing de conteúdo?
Com a Contentools, uma startup ou a área de comunicação e marketing de grandes empresas podem facilmente organizar a estratégia de marketing de conteúdo, gerenciar ideias e pautas, controlar a produção e publicação de materiais e analisar os resultados.
Além disso, caso você utilize profissionais externos, fica bem fácil controlar e gerenciar o trabalho de todos eles, mesmo que estejam distribuídos pelo mundo todo. A Contentools também auxilia na busca por profissionais dessa área, funcionando como um marketplace entre empresas e os redatores, editores, produtores, etc.
ZenDesk e Sebrae estão entre seus clientes.
Que tal ter algo similar ao Google Analytics só que para o mundo real? É isso mesmo. Com a solução da BlueEye, varejistas por exemplo, conseguem saber exatamente a quantidade de visitantes por gênero, períodos, horários e pontos de acesso em seus espaços.
É possível saber o impacto da vitrine da loja ou sobre o tempo de espera no check-out do estabelecimento, bem como otimizar o layout de uma loja com base na análise da jornada do cliente.
E tudo isso através de diversos dados capturados através de câmeras instaladas no estabelecimento, bem como outros dispositivos e sensores.
Que tal conseguir medir se sua equipe sênior de desenvolvimento ABAP SAP está realmente entregando resultados com desempenho de uma equipe sênior mesmo?
É nisso que a QAMetrik deseja auxiliar. Com essa ferramenta é possível auditar se uma empresa terceira, por exemplo, está entregando de forma condizente com o nível de experiência contratado, pois é comum empresas contratarem serviços esperando os resultados de uma equipe especialista e na verdade acabarem tendo a percepção de que os resultados entregues são de uma equipe júnior.
A Tigre já utilizou o serviço.
Talvez se recorde do desabamento ocorrido durante a construção da estação Pinheiros do metro em São Paulo. Esse tipo de obra é considerada de altíssimo risco e é nesse ponto onde a GeoVoxel pretende auxiliar.
Seu sistema GVX é uma ferramenta Web para a monitoração georeferenciada de instrumentações geotécnicas em quaisquer tipos de obras ou ambientes de risco. Ela permite reduzir custos e riscos, aumentando o desempenho operacional de empresas de construção e engenharia.
Multiplan e RJZ Cyrela estão dentre seus clientes.
Como a sua empresa planeja, cria, coleta e acompanha o orçamento de gastos e receitas? Ainda utiliza planilhas em Excel?
É aqui que o Treasy entra, pois trata-se de uma solução completa para a área financeira, permitindo a descentralização da gestão do orçamento empresarial, visualização de projeções, simulações e análise de cenários, bem como o acompanhamento dos resultados entregues versus o que fora planejado.
Possui também uma vasta gama de relatórios e indicadores e se integra com diversos ERPs de mercado.
A Millah Brinquedos é um de seus clientes.
Para você que trabalha ou já trabalhou em uma área de compras, o iBid é o Ariba brasileiro, com a vantagem de estar totalmente preparado para atender as complexidades do mercado local a um preço bem acessível.
Para todos entendermos, o iBid introduz agilidade nos processos de Supply Chain e consequentemente pode gerar economia nos custos de aquisição dos insumos. Permite total transparência ao processo todo e promove a colaboração eletrônica entre compradores e fornecedores.
O interessante é que a implantação é modular, ou seja, as funções podem ser instaladas progressivamente, de acordo com as necessidades da empresa.
Claro e Bridgestone estão dentre seus clientes
Startups estrangerias
A Agrilyst foi a grande vencedora do concurso Startup Battlefield e ganhou 50 mil dólares em dinheiro. De forma inovadora e efetiva, sua solução ajuda produtores do setor de agronegócio a serem mais eficientes por capturar dados através de sensores instalados nas plantações, informando o momento ideal para colheita, por exemplo.
Atualmente, se requer muito esforço e tempo para capturar e extrair dados relevantes para o aprimoramento do processo. Há diversos sensores distintos que coletam informações, contudo eles não são integrados. Além disso, algumas informações dependem das pessoas coletarem e analisarem manualmente.
A proposta da Agrilyst é servir de consolidador e provedor de informações estratégicas para os administradores das plantações. O produto se integra com praticamente todos os sensores disponíveis no mercado. Eles possuem planos de construírem seus próprios sensores para que se possa tirar o máximo proveito da plataforma.
Eles já possuem diversos clientes em Nova York.
Seguindo a tendência do evento, as soluções de realidade virtual tiveram grande destaque e uma em especial chamou a atenção. A Discovr Labs desenvolveu uma tecnologia que ajuda o processo educacional a ter uma dimensão prática.
Funciona assim: o estudante veste os óculos e o headset e daí o professor, através de seu computador, designa o exercício a ser executado e acompanha o desempenho do aluno, podendo ver exatamente o que o aluno está fazendo no mundo virtual.
O produto foi idealizado para ajudar diversas áreas, contudo, o foco inicial é a área de cuidados médicos. Por exemplo, durante o evento, um professor submeteu seu aluno a um exercício real de priorização na entrada de um pronto socorro. A medida que os pacientes chegavam, o aluno precisava fazer as perguntas certas e de forma prática e rápida, realizar exames clínicos visuais para definir quem seria atendido primeiro.
Algumas universidades americanas estão testando o produto em seus cursos.
Essa empresa trouxe algo que auxilia e muito a vida da área financeira: um cartão de crédito real que é emitido pela própria empresa para seus funcionários e que é totalmente integrado com os sistemas internos de controle e reembolso de despesas.
Com essa solução também é possível emitir cartões pré-pagos, que podem ter tempo de validade e possuem o uso controlado pelos diversos gestores. Um exemplo de uso é a substituição do atual cartão de refeição pelo cartão próprio da empresa, permitindo a negociação direta com a instituição financeira.
Outro exemplo de uso é para a área de vendas, que pode receber créditos prévios para serem usados em reuniões e eventos externos. Com isso, todo o processo burocrático de aprovação e comprovação das despesas é bem mais fluído e ágil.
Uma das grandes dores de cabeça de empresas que possuem Apps móveis é quando precisa-se realizar uma atualização emergencial após o lançamento de uma nova versão do aplicativo para os usuários.
Devido aos processos das lojas de aplicativos (Apple App Store e Google Play), caso algum problema ocorra após o lançamento, pode-se levar dias até a nova atualização estar disponível, impactando de forma negativa a experiência do cliente. E isso está ainda mais frequente devido a adoção dos processos de desenvolvimento e entregas contínuas de software.
Com o produto da Rollout.io, os desenvolvedores podem fazer a correção de forma online e real time, sem precisarem compilar uma nova versão e submetê-la para as lojas virtuais. E o melhor de tudo? O impacto para o usuário é praticamente zero.
Homelabs e Glow são alguns de seus clientes.
Uma das maiores causas de internações hospitalares em pacientes com asma é a falta de controle em relação a quando se deve tomar o medicamento. E é isso o que a CoHero Health pretende erradicar.
Eles desenvolveram um sensor para inaladores, um App e um respirômetro para medir se o tratamento solicitado pelo médico está sendo cumprido e se a função pulmonar está adequada.
Recentemente, eles receberam o certificado FDA, o que permite que pacientes de asma possam testar suas funções pulmonares de casa.
A escolar de medicina Mount Sinai de Nova York está apoiando o empreendimento.
*Roberto Coelho Jr. é CEO da Inovive e do vitrinU.com. Foi CIO da DELL para América Latina e da KPMG. É Certificado em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…