SetaDigital promove integração entre indústria e varejo no setor calçadista

A SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista, apresenta sua solução de inteligência de negócio para o varejo que, além de trazer indicadores de vendas de cada loja e estatísticas de mercado baseadas nas informações do varejo calçadista, ainda promove um processo de colaboração entre o varejo e a indústria. A solução, que é disponibilizada no modelo SaaS (do inglês, Software as a Service) proporciona a facilidade de acesso às informações por estar na nuvem.

Denominada IMC, a ferramenta disponibiliza três módulos com informações em tempo real. O primeiro módulo fornece aos lojistas análises sobre suas vendas, proporcionando indicadores relacionados ao faturamento, ao tíquete médio por venda e por produto. Já o segundo módulo traz estatísticas de mercado baseadas nas informações processadas pela SetaDigital, tais como os movimentos de vendas em datas comemorativas e o comportamento do mercado em relação à procura por produtos mais caros ou mais baratos, que são indicadores usados para a comparação entre a loja e o varejo calçadista em geral.

O terceiro módulo, que é a grande novidade no setor, envolve um processo colaborativo entre a indústria e o varejo. O sistema permite que o lojista autorize o acesso da indústria ao portal IMC e acompanhe informações como estoque, mark-up, cobertura de vendas, entre outras. Com isso, a indústria consegue apoiar o varejista no processo de compra, por exemplo, evitando a ruptura de produtos com maior demanda, assim como suporta a logística de estoque, proporcionando uma operação próxima ao just in time na reposição de produtos.

“A indústria e o varejo passam a atuar de forma colaborativa, promovendo uma relação de sucesso em que ambos ganham e, consequentemente, reflete no consumidor, que passa a usufruir de melhores condições na hora da compra”, explica o CEO da SetaDigital, Vanderlei Kichel.

Inteligência omnichannel

Outro destaque da companhia será a ferramenta denominada Inteligência Omnichannel, que visa flexibilizar a operação de venda, integrando todas as informações entre os universos físico, virtual e móvel. A novidade é que agora, além de fazer a integração das informações, o sistema analisa e sugere quais são as melhores opções do ponto de vista fiscal, logístico e comercial.

“Com a rápida evolução da tecnologia, uma das grandes tendências no mercado do varejo é dispor de uma plataforma que atenda ao consumidor Omnichannel, que está presente em praticamente todos os canais de compra, como internet, televisão, rádio etc”, pontua Kichel.

Carteira Digital

Para a frente de loja, os destaques são as tecnologias que agilizam os pagamentos para minimizar as filas nos caixas e garantir uma melhor experiência para o cliente. O Check out móvel, por exemplo, permite que o próprio vendedor finalize a venda no salão. Basta passar os produtos no aplicativo, efetuar o pagamento com cartão de crédito e imprimir a nota fiscal em uma impressora conectada à rede.

Já as Moedas Digitais, por sua vez, finalizam o pagamento por proximidade. Basta aproximar o celular da máquina de cartões. “Uma pesquisa recente mostrou que 53% dos usuários se importam com o serviço de caixa e que ele deve ser rápido. O cliente pode demorar uma hora para escolher o produto, mas na hora de pagar ele geralmente está com pressa. Por isso, focamos nossos esforços para que o caixa seja muito rápido com o objetivo de atender o desejo do consumidor”, revela o CEO.

Loja laboratório

Todas as inovações poderão ser testadas pelos lojistas na M-Store, protótipo da loja laboratório da SetaDigital – a Sapati Concept Store, localizada em Cascavel, no interior do Paraná.

Além de todas as tecnologias, uma Vitrine Interativa, conectada a sensores de movimento, permitirá que o cliente, do lado de fora da M-Store, interaja com a tecnologia. “Vamos apresentar a opção de como se vestir. O cliente passa na frente da vitrine e com um toque pode visualizar opções de looks para vestir com o calçado exposto”, acrescenta a gestora de expansão da SetaDigital, Rubia Vitt.

Presente no evento pelo terceiro ano consecutivo, a M-Store tem como missão inspirar os lojistas com tecnologias que inovam o negócio. “Nossa proposta é desenvolver novas práticas de gestão e de vendas, que são testadas na Sapati e transferidas para o setor, beneficiando todo o ecossistema”, finaliza Kichel.

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