Serviços em nuvem, incluindo software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), geraram 5% da receita total do mercado de telecom na América Latina em 2014, segundo relatório da Pyramid Research.
Até 2019, aponta o levantamento, esse número saltará para 14% em 2019. Isso significa que os serviços serão um dos principais pilares de crescimento para os prestadores de telecom.
O estudo indica que até 2019, 54% das receitas de serviços em nuvem virão de microempresas e PMEs, que representam 99% de todas as unidades de negócios na América Latina.
De acordo com Daniel Ramos, analista sênior da Pyramid Research, há uma saturação dos canais de venda de cloud e esse é um obstáculo para a promoção de novos serviços. Ele, no entanto, acredita que plataformas de autoatendimento on-line podem tornar a oferta mais eficaz e rápida.
Atentos a esse cenário, os prestadores de serviços de telecomunicações na América Latina, segundo a Pyramid Research, vão mudar a maneira de servir o segmento corporativo. Essa atualização, acredita, será impulsionada pelo investimento em tecnologia SDN e NFV, adoção de plataformas de autosserviço na nuvem, bem como serviços de rede e agregados na nuvem.
“Para aproveitar o potencial que os serviços em nuvem oferecem, é essencial que as empresas de telecomunicações tradicionais estabeleçam alianças com provedores de serviços globais de tecnologia, como Cisco Systems, Alcatel-Lucent, HP e Oracle, e colaborarem com fornecedores de serviços em nuvem sob o modelo OTT como Microsoft e Google”, aconselha o analista.