Existem atendimentos de Service Desk cada vez mais alinhados com as inovações tecnológicas que o mercado tem oferecido, como big data e inteligência artificial, para contribuir com a eficiência dos negócios. Essas tecnologias tanto aceleram, como tornam mais simples o atendimento do prestador de serviço. Além disso, otimizam e reduzem custos para a empresa que contrata o Service Desk. Gosto de destacar a utilização dos chatbots, que realizam um atendimento orientado em buscar no sistema, as respostas para resolução do problema em tempo real. Sendo assim, os analistas de TI podem focar em questões mais complexas ou ações mais estratégicas.
As vantagens em contratar um fornecedor de TI para executar o Service Desk, ao invés de realizar as ações internamente, são muitas. Entre elas, costumo enfatizar o ferramental atualizado, a metodologia, o conhecimento estruturado e o portfólio amplo. O fornecedor contribui para que o gestor de TI da companhia organize de maneira estratégica as prioridades da área. Seja pelos relatórios produzidos ou pela constante avaliação de melhoria do serviço para a maximização da eficiência. Inclusive, ao gerenciar os pedidos feitos ao Service Desk, é possível verificar qual área tem feito mais solicitações e em quais períodos – hora, dia, mês, etc. Isso viabiliza analisar comportamentos e prever possíveis demandas para colaborar com a estratégia da empresa como um todo.
Nos mais diversos segmentos de mercado existem níveis de complexidade para resolução de problemas em TI. Entretanto, ao utilizar o Service Desk para integrar o planejamento estratégico de uma companhia é possível ampliar a satisfação dos usuários – ao proporcionar uma experiência consistente e personalizada nos mais diversos canais de contato -, reduzir custos operacionais e avaliar as melhorias por meio de análise de solicitações anteriores, memorizadas pelo sistema.
O Service Desk é um serviço estratégico capaz de trazer vantagem competitiva para os negócios, uma vez que existem problemas que podem atingir um usuário ou mais. Ao investir em Service Desk, é possível alinhar ações preventivas, já que, em um cenário econômico em recuperação, é fundamental manter as operações em execução para estar à frente dos concorrentes e se destacar com soluções inovadoras.
*Antônio Carlos Guimarães é evangelista de cloud da Fujitsu do Brasil
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…