Notícias

Serttel anuncia parceria com a TIVIT em migração para Google Cloud

A Serttel, empresa pernambucana especializada em tecnologias para mobilidade, comodidade e segurança de ambientes urbanos, anunciou uma parceria com a TIVIT para realizar a migração total do seu data center para a nuvem. O objetivo da companhia era melhorar o seu desempenho, bem como gerar e armazenar 60 terabytes de dados por cinco anos.

A migração para o Google Cloud Platform foi iniciada em 2018 e teve duração de cerca de seis meses. Para o projeto, a jornada foi dividida em quatro fases para suportar carga de trabalho das linhas de negócio da Serttel, incluindo o Sistema de Trânsito Inteligente, que possui Semáforos Inteligentes e Equipamentos de Fiscalização Eletrônica responsáveis por gravar 35 milhões de imagens de veículos todos os meses.

Além das cargas de imagens do seviço de Blitz Eletrônica da empresa, o projeto levou os demais servidores e as aplicações para funcionamento integral em nuvem. Entre as soluções transferidas estão os Semáforos Inteligentes (TrafGO), o sistema ZAE de Zona Azul Eletrônica, o SAMBA de Bicicletas Compartilhadas, o REBUS para o gerenciamento de transportes coletivos inteligentes e o VAMO, tecnologia de compartilhamento de veículos elétricos.

“A nuvem pública Google Cloud foi escolhida estrategicamente, já que a Serttel também desenvolve e usa em seus aplicativos funcionalidades como a geolocalização, uma vez que os semáforos se programam conforme o fluxo de veículos detectados pela plataforma do Google Maps”, explica André Frederico, Diretor Executivo & Head de Cloud Solutions da TIVIT.

De acordo com Angelo Leite, CEO da Serttel, um dos desafios do projeto foi manter a disponibilidade do sistema durante a jornada. “O nosso serviço não poderia ser pausado ou desligado em meio ao processo. Nesse sentido, a TIVIT foi uma parceira de alta relevância, e a nuvem do Google habilitou nosso acesso a inúmeros recursos da TI. Com isso, temos agora 28 servidores à nossa disposição para o desenvolvimento e a aceleração de novos produtos e projetos”, declarou o executivo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago