O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) lançou na última terça (16) um aplicativo que promete facilitar a vida dos brasileiros que viajam pela América do Sul.
Chamada Vio, a solução utiliza os QR Codes presentes nas versões mais recentes da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) para verificar e validar a autenticidade dos documentos. O app também consegue atestar a validade da nova placa veicular, criada com o padrão do Mercosul.
“A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil”, explica o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes.
Com o aplicativo (que já está disponível nas lojas de da Apple e Google), autoridades de outros países podem utilizar a solução para otimizar o processo de conferência da documentação de brasileiros que estejam passando por aeroportos ou postos de fronteiras.
A integração do software com outros países foi possível por meio de uma parceria entre o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Serpro e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul.
Assim será possível utilizar o Vio para validar CNH e CRLV dentro da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Para quem deseja utilizar o serviço mas não possui o OR no documento, o Serpro disponibiliza outro app, chamado Carteira Digital de Trânsito, que fornece esses dados após o cadastro.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…