Melhorar a performance digital e elevar a disponibilidade de seu website. Este era o desafio para a empresa de consulta ao crédito Serasa Experian, que recebe diariamente mais de 6 milhões de consultas online de informações para avaliação de crédito de pessoas físicas e jurídicas. Para alcançar esse objetivo, a empresa adotou o sistema de monitoramento da Dynatrace, fornecedora de soluções de gerenciamento de performance digital.
“Antes, a maior dificuldade era identificar os problemas específicos que ocorriam nos ambientes. Já fazíamos o acompanhamento e monitoramento da infraestrutura, dos serviços e de algumas aplicações com outra ferramenta, mas não era suficiente. Já com a tecnologia da Dynatrace, temos um ambiente mais controlado, conseguimos identificar os pontos com falhas nas aplicações para melhorar a performance rapidamente e reduzimos o tempo de resolução de problemas em ambiente de produção e também em homologação. Assim, também garantimos uma melhor experiência virtual do usuário”, explica Anderson Urbanjos, gerente de TI da Serasa Experian.
O executivo acrescenta que a ferramenta é fácil de usar, clara, flexível e possui dashboards muito bons, o que permite acompanhar de ponta a ponta o desempenho de toda a plataforma digital. “O nosso desafio agora é a implementação da monitoração do negócio com o Dynatrace. Já fizemos um piloto com as informações da loja de certificados digitais que nos deixou, TI e Unidade de negócio, muito satisfeitos e empolgados”, diz Urbanjos.
Além disso, outro desafio era evitar as quedas dos servidores que hospedam o site do Limpa Nome, criado para regularizar pendências financeiras, sempre que ele é citado na mídia, pois, além do enorme tráfego on-line diário, o número de internautas costuma aumentar abruptamente durante as campanhas na TV. Para garantir funcionamento rápido e constante, a empresa transferiu a solução para a nuvem e implementou a solução de APM (Application Performance Management) da Dynatrace, tecnologia que monitora em tempo real os indicadores de performance das aplicações que fazem um portal funcionar. Com a nova solução, a Serasa Experian obteve uma redução no tempo de indisponibilidade de seu website em caso de problemas como picos de acessos.
O monitoramento digital é uma prática extremamente importante, mas apenas 30% das empresas mundiais investem nessa solução, segundo o Gartner. “Vivemos em uma época em que uma interrupção do serviço por apenas alguns minutos pode trazer sérias consequências para uma organização. No caso da Serasa Experian, os usuários também podem ser prejudicados quando a página para regularizar a dívida deum CNPJ ou CPF, por exemplo, deixa de funcionar corretamente por não suportar o alto fluxo de internautas”, diz Roberto de Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil.
Por meio de suas soluções de análises de desempenho, a Dynatrace indica onde está o problema em tempo real, evitando que o internauta seja impactado negativamente. Além disso, permite fazer uma avaliação prévia, antes de a plataforma ser lançada, para evitar problemas nos momentos de picos de acessos. A empresa possui todo o know-how necessário para mostrar erros em código-fonte, Sistema de Nomes de Domínio (DNS), provedores de anúncios, servidores, mídias sociais, ferramentas analíticas, entre outros.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…