6 hábitos prejudiciais à imagem profissional

Quem costuma se deixar levar por estes seis maus comportamentos cria a fama de difícil de lidar

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4:58 am - 07 de fevereiro de 2018

Há certas atitudes, hábitos e comportamentos que deixam a pessoa vulnerável e com poucas chances de obter o que deseja.

Quem costuma se
deixar levar por estes seis maus comportamentos cria a fama de difícil
de lidar. Por isso, se algum deles aparecer com frequência, sugiro que
procure atenuá-los.

 Incoerência: Falar
algo e fazer o oposto destrói a credibilidade de qualquer um. As
pessoas ouvem e pensam: “Lá vem ele dizendo que precisamos ser
pontualíssimos, mas sempre chega atrasado e não termina nada no prazo
que estipula”.

– Promessas não cumpridas: Pessoas
com fama de exageradas, levianas ou antiéticas acabam tendo dificuldade
para conseguir as coisas mais simples, pois os outros sempre desconfiam
de que o combinado não será entregue. “Se ele disse que a encomenda
chegará no dia 30, já sei que provavelmente demorará no mínimo mais duas
semanas além do prazo”.

– Despreparo: Quase
todos nós toleramos alguma inexperiência ou nervosismo, mas poucos
aceitam gente despreparada tentando negociar o que não conhece ou se
metendo em algo cujo funcionamento não entende. Se marcamos uma reunião e
notamos que nosso interlocutor não domina o assunto, ficamos muito
decepcionados e perdemos completamente a confiança em tudo que está
sendo dito.

– Arrogância: Por
mais que a pessoa seja poderosa ou qualificada em sua área de atuação,
perderá muitas oportunidades se demonstrar arrogância, grosseria ou
prepotência. Qualquer um prefere negociar com quem é muito bom no que
faz, mas não repete isso a cada dez minutos.

personas

– Falta de empatia: Empatia
é a habilidade de colocar-se no lugar do outro. Negociar bem significa
entender que as pessoas têm um estilo, motivações e necessidades, muitas
vezes, diferentes das nossas.

 Desequilíbrio emocional:
Raiva, choro, excesso de agressividade, medo aparente ou apatia leva a
negociação ao pior dos mundos: o das emoções descontroladas.

 

(*) Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e autor do livro “Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa”

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