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Seis formas de usar a localização a favor dos negócios

Informações
e dados são cada vez mais primordiais para os negócios, a maioria das
empresas está usando soluções de inteligência de negócios para analisar
dados, porém ainda são poucas que entendem que os dados espaciais podem
ser traduzidos em sistemas empresariais e informações sobre o mercado.

Ao
integrar a localização com Business Inteligence as empresas
podem visualizar, analisar e extrair dados mais completos de regiões,
vendas e clientes, e assim tomar decisões mais assertivas e impulsionar
os negócios.

Com tecnologias GIS (Sistema de Informação Geográfica) é
possível obter insights aprimorados como onde as vendas são maiores,
quais regiões podem ser mais receptivas a determinadas ofertas,
promoções e ações de marketing, além de identificar onde o atendimento
ao cliente precisa de aprimoramentos.

A
Pitney Bowes  separou 6 formas de
como agregar analise inteligente de informações geográficas pode
transformar seu negócio.

1. Planejamento de expansão – Agregar
dados e informações geográficas na hora de planejar a expansão do seu
negócio gera muito mais precisão na hora de escolher uma determinada
região. Por meio dessas informações é possível identificar os serviços
que mais são escassos em uma determinada região, ou até mesmo locais
onde tenha uma maior concentração de um determinado público que é de
interesse do seu negócio.

2. Gestão de franquias e filiais – Quando
se investe em uma franquia, normalmente o contrato estabelece um
território de sua atuação e quantas unidades da mesma franquia farão
parte dela. Para que essa divisão seja de fato efetiva e rentável, ela
precisa ser definida com base em uma análise precisa das informações
geográficas e socioeconômicas da região. Ferramentas GIS podem compor o
cenário ideal para determinar um território favorável aos seus negócios e
dos franqueados.

3. Decisão de investimento – A
empresa pode selecionar o ramo de seu interesse em uma região, por
exemplo. Através de um melhor entendimento e compreensão da zona de
comércio da região e avaliar seu desempenho relativo. Se a análise do
perfil demográfico da região apontar que há mais de R$100 milhões em
potencial de negócios na área, mas seu negócio no local só está gerando
R$10 milhões, avaliação mais aprofundada pode ser conduzida para
entender melhor esse défice. A empresa pode reavaliar a liderança local,
os produtos disponíveis, serviços oferecidos, entender melhor posição
competitiva da empresa no mercado, e reavaliar as metas para o negócio.

4. Controle de estoque – Cada
população de determinada região tem suas características próprias, em
grandes metrópoles essas características podem variar de bairro para
bairro, o público que frequenta a Vila Madalena pode ser diferente do
público que frequenta a Rua Augusta, por exemplo. Isso interfere
diretamente nos produtos que são consumidos por eles, por isso, ter esse
conhecimento prévio é fundamental para expandir e ter um estoque com
produtos focados para o público da região de cada negócio.

5. Logística inteligente – Ferramentas
GIS ajudam as empresas a planejar melhor sua logística. Com base no
cruzamento de informações de transito, informações geográficas e até
mesmo do clima, é possível definia a melhor rota para a entrega de
determinado produto. Nem sempre o caminho mais curto é o com melhor
custo benefício, por isso ter as informações sempre atualizadas e
utilizando-as de maneira correta para planejar as melhores rotas,
evitando pontos de risco, melhores horários para trafegar, visando
atender as necessidades de seus negócios.

6. Relacionamento com clientes – O geo-fence
é uma tecnologia que te permite criar um raio em volta de um
determinado ponto de seu interesse, quando um usuário cadastrado em sua
base de dados passar por esse perímetro ele recebe uma notificação em
seu dispositivo móvel, essa notificação pode ser um convite, uma
promoção, qualquer informação que seja do interesse dos seus negócios. O
geo-fence pode ser aplicado a qualquer modelo de negócio,
agregando mais uma forma de interagir com os clientes. No varejo essa
tecnologia ajuda sua equipe de venda por exemplo, ao captar a entrada de
um cliente na loja o sistema envia ao vendedor informações relevantes
sobre o cliente, seu nome, que tipos de produto compra, quais interações
ele já teve com a marca, etc. Informações a fim de transformar o
atendimento em algo ainda mais personalizado e moldado para o cliente.

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