Segundo trimestre de 2015 fecha com 68 mi de unidades de PCs vendidos

As vendas de PCs atingiram a marca de 68,4 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015 – registrando queda de 9,5% com relação ao segundo trimestre de 2014, de acordo o Gartner.
Ainda segundo o instituto de pesquisas, esse foi o maior declínio desde o terceiro trimestre de 2013. As vendas de PCs deverão diminuir ainda mais durante o ano, em 4,4%.
Há três principais motivos para tal queda, de acordo com especialistas: o aumento no preço das máquinas por conta da valorização do dólar norte-americano, a estabilidade da compra depois que a base de máquinas tiveram que ser renovadas com o fim do suporte do Windows XP (sem precisarem atualizar as máquinas por um tempo, não há porque trocá-las) e, por fim, o fato de fabricantes de computadores controlando seus estoques por conta do lançamento do Windows 10, programado para o segundo semestre do ano.
Ainda assim, vale ressaltar, que são motivos temporários, que não mudam a estrutura do mercado de PCs como um todo.
Os mais vendidos
A Lenovo mantém a posição de líder em vendas, com 19,7% do market share. Em segunda posição está a HP, com 17,4% do mercado; seguida pela Dell (14%), Asus (6,8%) e Acer (6,7%).