Categories: Notícias

Segunda rodada de aceleração Universidade das Startups tem inscrições abertas

Centro Europeu está com inscrições abertas para a sua segunda etapa da Universidade das Startups – UniStart, núcleo gratuito de empreendedorismo com sede em Curitiba (PR). A iniciativa é voltada para grupos de até quatro pessoas que já possuem uma ideia de negócio e querem incubá-la.

  

A metodologia da UniStart foi desenvolvida em parceria com consultores/facilitadores do Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), baseada em experiências do mundo empresarial internacional. O método inclui abordagens referências internacionais, como a da Oxford Leadership Academy, Teoria U, World Café, Andragogia, Design Thinking, Lean Startup e Investigação Apreciativa. O programa da universidade, totalmente gratuito, é dividido em três etapas: Geração de Ideias, Incubação e Aceleração.

 

Na primeira etapa, que aconteceu entre os meses de maio e junho, 54 pessoas participaram de atividades que estimularam a geração de ideias, trabalhando o autoconhecimento, alinhando os propósitos de cada negócio, mapeando o ecossistema de atuação em cada área, traçando caminhos para a geração de negócios sustentáveis e discutindo caminhos para comunicar e distribuir uma solução de forma de forma efetiva e escalável.

 

Agora, na segunda etapa, serão trabalhadas ferramentas que ajudam na geração de soluções inovadoras para problemas complexos, como o Design Thinking, para explorar a criatividade centrada no ser humano; o Lean Startup, processo que testa a proposta de valor e suas premissas para aprimorar as oportunidades da diversidade; o método Canvas, que ajuda na modelagem do negócio; e o tradicional Picth, que traz conceitos de como vender ideias.

 

Segundo o Centro Europeu, para participar da segunda etapa da UniStart, os futuros empreendedores devem fazer uma breve explicação sobre o que pretendem desenvolver, qual o público-alvo/mercado que pretendem atingir, qual a oportunidade observada, como vão solucionar um problema e com qual diferencial, além de identificar possíveis concorrentes e alternativas a essa solução.

 

As inscrições para a UniStart são gratuitas e podem ser feitas até amanhã (14/7), por meio do site www.centroeuropeu.com.br. O projeto conta com o apoio do Google Business Group (GBG), do Microsoft Inovation Center (MIC) e do SmartCity Business America. A segunda etapa da UniStart terá duração de dois meses, com encontros semanais às quartas, das 19h às 21h30.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago