A Seglan América, empresa brasileira que representa no mercado das Américas a espanhola Seglan S.L. e produz soluções tecnológicas para o mercado de meios de pagamento, firmou acordo com a Brasil Pré-Pagos para o lançamento da plataforma de pagamento móvel (m-payment) da emissora de cartões.
O projeto é equipado com a tecnologia Mobile Virtual Card (MVC), que permite realizar pagamentos no comércio físico e on-line, somente por meio de um aplicativo instalado no smartphone, sem que seja necessário o uso do cartão físico.
“O modelo de pagamento com smartphones ganha adeptos a cada dia no mundo todo. Nosso desejo é fortalecer essa tendência também no mercado brasileiro”, afirma José de Carvalho Junior, CEO da Brasil Pré-Pagos.
Para o diretor de vendas e fundador da Seglan América, Rodrigo Csizmar Borges, essa vontade de inovar, comum às duas empresas, foi uma das razões que motivou a parceria. “A decisão de levar novos produtos e serviços que facilitem ainda mais o cotidiano dos clientes uniu a Seglan e a Brasil Pré-Pagos. Queremos ofertar soluções que ofereçam qualidade, agilidade e segurança às operações financeiras do dia a dia dos consumidores, além de proporcionar aos emissores novas oportunidades de negócios”, diz.
A plataforma MVC
O MVC é uma solução tecnológica desenvolvida pela Seglan para que os emissores de cartões tenham a possibilidade de lançar suas próprias mobile wallets. Por meio de um aplicativo, fornecido pelo emissor do cartão e instalado no smartphone, o cliente realiza seus pagamentos apenas aproximando o celular do POS (Point of Sale) e digitando seu código de segurança (PIN). A transação, então, é concluída via NFC, seguindo o curso normal de qualquer pagamento com cartão (adquirente, bandeira e emissor).
A segurança fica garantida porque o sistema não trabalha com números válidos de cartões no celular. Para cada transação, o aplicativo cria um número virtual, similar ao de um cartão real, mas com validade de poucos segundos e apenas para determinada transação. “É a garantia de que as informações do cartão ficam sob o controle do emissor. Assim, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado e que de alguma forma se tenha acesso ao Kernel do App, não existem informações significativas ou dados que possam ser usados para uma transação”, explica Borges.
Além de pagamentos pelo POS, a tecnologia também permite a realização de transações no comércio eletrônico de forma segura, tanto para o usuário quanto para o emissor e pode processar também valores não monetários, como milhagens e cupons. “Para a utilização do app no e-commerce, basta o cliente digitar na página da loja virtual o número de cartão gerado pelo aplicativo no momento da compra, junto com outros dados cadastrais. É importante lembrar que a Plataforma MVC funciona sem a utilização de recursos das operadoras, ou seja, sem rede ou conexões”, completa o executivo da Seglan.
O sistema de pagamento mobile da Brasil Pré-Pagos está em fase de pré-projeto. A implementação deve começar em agosto, com prazo de conclusão em outubro. Após disponibilizar a opção de pagamento, está prevista também a implantação de outros serviços, como consulta de saldos, extratos, informações sobre as datas de recargas, etc.