SAP registra crescimento de dois dígitos no Brasil

A SAP anunciou nesta segunda-feira (25/7) os resultados financeiros para o segundo trimestre do ano fiscal de 2016, com crescimento de dois dígitos no Brasil. De acordo com a empresa, o resultado foi proveniente da receita de soluções de software e em nuvem, impactado pelas vendas da plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, e da solução de gestão SAP S/4HANA – presente em mais de 500 clientes na América Latina.
“A SAP Brasil teve um ótimo trimestre e, pelos bons resultados com aplicações de negócio em nuvem, SAP HANA, SAP S/4HANA, temos a certeza de que estamos no caminho certo para promover a transformação digital dos nossos clientes”, afirma Cristina Palmaka, presidente da empresa para o Brasil.
Em relação aos segmentos de mercado em que a subsidiária brasileira registrou melhor performance no segundo trimestre, destacam-se serviços públicos e serviços financeiros (bancos e seguradoras). No Brasil, o Itaú Unibanco adotou a solução SAP HANA para melhorar sua operação em big data: a partir da plataforma, é possível combinar dados estruturados e dados não estruturados, gráficos e análises geoespaciais e processamento de eventos complexos em tempo real, a fim de obter valor máximo para o negócio.
Crescimento global
A SAP teve forte crescimento com vendas de aplicações em nuvem. A receita de subscrições e suporte de cloud (dados IFRS) cresceram 30%, quando comparada com a registrada no segundo trimestre do ano passado, atingindo 720 milhões de euros. A receita operacional global da SAP teve um aumento de 81%, ante o mesmo trimestre de 2015. Esse bom desempenho ocorreu devido à elevação de 7% da receita com venda de licenças de software e subscrições de soluções em nuvem. O lucro operacional da SAP no trimestre saltou 81%, para US$ 1,4 bilhões, e as vendas no período somaram US$ 5,77 bilhões.
Na América Latina, a SAP registrou um crescimento de dois dígitos proveniente da receita de vendas de soluções de software e em nuvem. O resultado também foi impactado pelas vendas da solução de gestão S/4HANA que, lançada há menos de um ano, atingiram uma elevação de três dígitos e já estão presentes na rotina de 500 clientes na região. O bom desempenho das unidades do Brasil e do México influenciaram positivamente o resultado, uma vez que obtiveram crescimento de dois dígitos da receita com soluções de software.