A SAP está prestes a comprar a Concur Technologies por US$ 8.3 bilhões, em outra rodada de negociações que pode ampliar o portfólio de soluções de gerenciamento corporativo e deverá criar oportunidades para os canais parceiros da companhia.
Fundada em 1993, a Concur tornou-se pública após a realização do IPO em 1998. Seu principal produto é comercializado na modalidade software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) que gerencia os gastos corporativos com viagens e entretenimento. O software oferecido pela companhia é um serviço baseado na nuvem, que realiza links com cartões de crédito corporativos, gerencia viagens, relatórios de gastos, reembolsos e auditorias. A companhia também opera o Triplt, organizador de viagens móvel que foi adquirido em 2011.
A SAP concordou em pagar US$ 129 por ação da Concur, elevando o valor da companhia em aproximadamente 20%, visto que na última terça-feira (16/09) estava com sua ação cotada a US$ 108. Como a negociação ainda está em andamento e prestes a ser concluída, nenhum representante da SAP aceitou comentar os detalhes que envolvem a aquisição.
Em um discurso preparado, o cofundador e CEO da Concur, Steve Singh, afirmou que a companhia espera pela aprovação regulatória da transação até o final deste ano, ou no mais tardar no começo de 2015.
“A combinação entre Concur e SAP irá colocar a plataforma voltada para viagens e a plataforma corporativa mais importante do mercado em sintonia. Esperamos que essa união entregue valores significativos para nossos clientes”, afirmou Singh, no blog da companhia.
O executivo disse ainda que a mudança vão expandir a oportunidade de atrair desenvolvedores e parceiros para a plataforma Concur, permitindo a eles continuarem ampliando as capacidades disponíveis para os usuários e seus negócios. Singh ainda disse esperar que o foco em inovação e no sucesso de seus clientes se torne ainda mais forte nos próximos anos.
Já o CEO da SAP, Bill McDermott, afirmou que a aquisição da Concur é consistente com o principal foco da companhia nas redes de negócios. Segundo ele, as aquisições anteriores feitas pela companhia alemã, das empresas Ariba e Fieldglass, ressaltam a estratégia da SAP de se posicionar como a principal companhia de business network.