SAP Hana vai rodar em nuvem da IBM

Author Photo
3:19 pm - 16 de outubro de 2014

A IBM hospeda aplicações da SAP para seus clientes há alguns anos, provendo serviços gerenciados, infraestrutura e softwares como Power Servers, DB2 Database e o middleware InfoSphere. Com nova parceria, anunciada na terça-feira (14), a IBM torna-se a provedora de infraestrutura como serviço (IaaS), enquanto a SAP vai executar a plataforma Hana Enterprise Cloud de serviços gerenciados de nuvem privada e aplicações em cima da IaaS da IBM. 

“Isso vai ser vendido pela SAP, mas a camada IaaS vem da IBM”, explicou Kevin Ichhpurani, vice-presidente sênior da SAP. “O software e os serviços vêm da SAP e é uma solução completa para o cliente de forma unificada.”
 
E por que a nuvem da IBM? Porque é escalável, global, segura e dará aos seus clientes uma nova opção para implantar rapidamente aplicações SAP em duas semanas, de acordo com Ichhpurani. 
“Este anúncio é um marco significativo na implantação de nuvem corporativa”, afirmou o presidente da IBM, Ginni Rometty, em comunicado. “Nossa plataforma de nuvem corporativa aberta, híbrida e segura permitirá aos clientes da SAP apoiarem novas formas de trabalhar na era do big data, mobile e social.” 
A SAP explica que precisa de mais opções de infraestrutura para atender à grande demanda de clientes que querem executar seus aplicativos Hana na nuvem. O movimento oferece ganho de desempenho in-memory, ao mesmo tempo, que permite à SAP gerenciar a migração de bancos de dados legados, bem como provisionamento, gerenciamento e manutenção do sistema em curso. 
“Mais de 200 clientes, muitos deles empresas da Fortune 500, migraram para nuvem com a gente, e estamos vendo um aumento enorme na demanda”, apontou Ichhpurani. 
A SAP permite que os clientes tragam as licenças existentes para a nuvem ou comecem do zero com o licenciamento baseado em assinatura. Para embasar sua estratégia, a empresa terá 20 data centers para suportar o Hana Enterprise Cloud globalmente até o final do ano, informou Ichhpurani. 
Além disso, cumprir com os requisitos recentes de armazenamento local dos dados é outro atrativo da nuvem, já que as empresas nem sempre querem arcar com os custos de construção de seus próprios data centers. 
“Pela forma como nós construímos nossa nuvem fora hoje estamos em todas as geografias que são importantes tanto do ponto de vista de desempenho e, mais importante, do ponto de vista da privacidade de dados e do compliance com a regulamentação”, destacou Jim Comfort, gerente-geral da nuvem serviços da IBM.

A IBM Cloud abrange 40 data centers, incluindo 27 que executam SoftLayer capacidade de computacional para servidores x86 e 13 data centers Cloud Managed Services (CMS) que oferecem um mix de x86 e IBM Power para Linux ou AIX (Unix). Atualmente, o Hana é executado exclusivamente em x86. 
A escolha entre SoftLayer e CMS para a implantação irá depender das necessidades da aplicação. O SoftLayer oferece escalabilidade horizontal e armazenamento iSCSI com capacidades de até dois terabytes. Nos centros de dados do CMS, a abordagem é scale-up vertical, com capacidade de armazenamento Tier 1 até 6 terabytes. De qualquer forma, o caso de uso é suportar aplicações transacionais (e não data warehouse analítico de alta escala, onde há ofertas de nuvem separadas), de modo que essas capacidades são mais do que suficiente para lidar com grandes implantações.

Os serviços em nuvem da SAP são voltados inteiramente para workloads SAP, por isso uma das razões principais para clientes estarem interessados em trabalhar com um provedor de nuvem de terceiros, como a IBM, está na capacidade de suportar qualquer coisa que uma empresa possa querer executar em uma nuvem privada. 
“As decisões para um conjunto de aplicações são normalmente entrelaçadas com estratégias mais amplas de migração para a nuvem”, ponderou Comfort da IBM. “Ser capaz de lidar com os elementos mais complexos dessa migração, além de todos os recursos auxiliares em uma única nuvem é certamente parte do nosso valor.” 
A SAP trabalha com outros provedores de nuvem, incluindo HP e Amazon. Mas, por enquanto, o único lugar que você pode executar o Hana Enterprise Cloud fora dos data centers da SAP é na nuvem da IBM. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.