RTM fecha acordo para oferecer plataforma da Monkey

A RTM e a Monkey fecharam acordo para oferecer o produto da startup para todos os 500 clientes da RTM de forma fácil e segura. O acordo prevê a venda da plataforma da Monkey, pela RTM, para um número mínimo de instituições financeiras em troca de uma participação minoritária no capital da fintech de crédito.

A Monkey é uma empresa de negociação de recebíveis totalmente online criada em julho do ano passado por Gustavo Muller e Bruno Oliveira, tendo como investidores a Wayra Telefonica e Marcelo Maisonnave. A parceria entre a fintech e a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro, controlada pela ANBIMA e pela B3, pode revolucionar esse mercado no Brasil, democratizando a oferta de crédito.

Com esse acordo, a Monkey expande seu mercado e ganha musculatura; e os bancos, acesso a um ambiente seguro e escalável de negociação. Por ser online, a plataforma permite que as instituições financeiras digitalizem esse produto. O Banco Pine foi o primeiro a adotar a tecnologia.

A Monkey nasceu com o propósito de dar financiamento mais barato e em maior volume à cadeia de fornecedores de grandes empresas. Graças à tecnologia, elas podem antecipar seus títulos de recebíveis, numa espécie de leilão, a uma taxa de juros muito semelhante à das grandes empresas para as quais fornecem seus produtos e serviços.

“Os investidores, do outro lado do balcão digital, não enxergam quem está vendendo. Eles precificam e compram o risco das grandes empresas, em um ambiente mais formal. Por isso a taxa cai”, explica Gustavo Muller, sócio-fundador da Monkey. “Quando os bancos começarem a utilizar nossa plataforma, todos ganham. Como todo o processo é digital, os custos naturalmente vão cair, barateando, por sua vez, a taxa de juros cobrada dos pequenos e médios. ”

Fundada há 20 anos, a RTM é a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada com total segurança e alta taxa de disponibilidade para mais de 500 instituições distribuídas por 17 estados.

Para o Diretor Geral da RTM, André Mello, a Rede está sempre preocupada em oferecer soluções que tragam agilidade e segurança ao mercado. A parceria é fruto do programa de inovação Desafio RTM, lançado em 2016, que contou com a participação de 53 startups e resultou na parceria com a Monkey.

“Trata-se de uma solução inovadora no modelo de negócio, que auxilia o mercado financeiro como um todo, além de beneficiar pequenas e médias empresas com uma nova opção de fonte de recurso financeiro, contribuindo para a retomada de crescimento da economia brasileira. Disponibilizamos a infraestrutura tecnológica necessária, bem como serviços de gerenciamento, monitoramento, segurança e disponibilidade do ambiente. Nosso principal diferencial é oferecer um meio de comunicação no qual o cliente dispõe de confiança e total segurança para realizar suas operações”, afirma o executivo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago