Robôs são ‘personagens’ em documentário sobre fake news

Crawlers, Scrapers, Chatbots e Impersonators. A população pode não conhecer esses robôs, mas eles já sabem bastante sobre o comportamento dos milhões de brasileiros com acesso às redes sociais e como os mais de 140 milhões de eleitores podem se comportar durante as Eleições 2018.

Esses quatro exemplos são apenas alguns casos de tecnologias existentes para promover fake news e desinformação por meio de inteligência artificial. E o IT&E (Instituto Tecnologia e Equidade) explica o funcionamento de cada um deles e as formas de combate no recém-lançado estudo “Desinformação em Eleições: Desequilíbrios causados pela tecnologia”.

Os robôs serão ‘personagens’ do documentário “Sala da Democracia”, feito em parceria com a Elo Company e a FGV DAPP. A obra de não-ficção está em fase de pré-produção e tem, como fonte de recursos, um financiamento coletivo lançado há poucos dias no Catarse.

Conhecidos também como bots, eles têm funcionalidades distintas com o poder de influenciar a opinião pública e o processo eleitoral: coleta de informações, execução de ações, criação de conteúdos e simulação do comportamento humano. No levantamento, o Instituto também explica que os robôs podem ser amigáveis, desde que forneçam informações úteis.

Um dos ambientes do documentário é a “Sala de Democracia Digital”, um espaço criado pela FGV DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas), no Rio de Janeiro. A iniciativa, que também tem o IT&E como parceiro, irá fazer análises de polarização política no universo da internet.

Os resultados serão apresentados em tempo real para organizações e empresas estratégicas dos meios de comunicação tradicionais e independentes, agências de checagem de fatos e autoridades eleitorais. Acompanhe o trailer do documentário abaixo.

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago