Nesta semana, o
AlphaGo, programa de
inteligência artificial do Google, afirmou que máquinas podem ser mais espertas do que seres humanos. Agora, um novo protótipo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostra que os robôs são fisicamente mais versáteis do que nós.
Não só o robô voa, sendo impulsionado no ar, como também pode pousar em uma parede vertical. Em seguida, ele é capaz de subir lugares usando pés espinhosos.
O principal autor do projeto, Morgan Papa, explicou que o robô, batizado de Scamp, tem limitações, como capacidade de bateria e pequena escala de voo. Mas ele pode ser operado por horas durante um mesmo dia.
O laboratório tem trabalhado na construção de robôs que escalam já há alguns anos. Contudo, há muito que ser melhorado, de acordo com os desenvolvedores do projeto. “Em trabalhos futuros, gostaríamos de implementar o controle de marcha adaptável para o Scamp, como algoritmos que permitem que o robô reaja ao fracasso alterando de forma dinâmica sua estratégia de escalada”, disse Papa.
“Vemos esse robô ainda como ponto de partida para uma família inteira de robôs que escalam com diferentes estratégias de fixação. As lições que aprendemos com o Scamp deverá nos ajudar a enfrentar novas superfícies, novos ambientes e diferentes plataformas com novo sensor e habilidades de comunicação.” Veja mais sobre o Scamp no vídeo abaixo.