A Secretaria Estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, em parceria com o governo do estado e com a Universidade de Colônia, na Alemanha, começa a testar o uso de drones para realizar o monitoramento ambiental em áreas rurais fluminenses, como parte do Programa Rio Rural. Um dos principais objetivos é mapear o ecossistema das áreas ciliares, próximas às margens dos rios, para ajudar produtores a planejar ações sustentáveis no uso da água na agricultura.
Um voo experimental foi realizado no último dia 12/3, com duração de 30 minutos e se tudo der certo, até o meio do ano o drone deve começar a trabalhar.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo da Silva, existe um trabalho que visa adaptar tecnologias e colocá-las a serviço de quem vive no campo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e produtivas e esse é o motivo da escolha do drone. Além do preço e da facilidade de acesso à algumas áreas.
Além do monitoramento dos recursos hídricos, o equipamento poderá ser usado no apoio à gestão de microbacias e no manejo de práticas agropecuárias sustentáveis.
O Programa Rio Rural informou que o equipamento não agredirá a legislação brasileira para uso de drones, já que irá sobrevoar a área em altitude bem mais baixa que os aviões comerciais.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…