A revolução no mercado de trabalho é mobile

Os aplicativos estão nas mãos de potencialmente 5 bilhões de pessoas — esse é o número de usuários de smartphones no mundo de acordo com o relatório da GSMA, associação que reúne empresas do setor. Eles facilitam e automatizam processos e rotinas, impactando positivamente seus usuários.

Por trás das interfaces pensadas para serem intuitivas e amigáveis, existe muito trabalho de programadores, gestores, designers e outros profissionais. As empresas que desenvolvem as soluções se preocupam, geralmente, com a satisfação não só do cliente, mas também dos colaboradores que  ajudam a tornar possível a concretização de uma ideia em forma de app.

Por isso, é comum que as práticas inovadoras de gestão de pessoas sejam inauguradas dentro dessas empresas. Ações como: flexibilidade de horário, home office, ambiente Pet Friendly,  sala de descompressão — que conta geralmente com vídeo game, mesa de sinuca, mesa de ping pong etc — , cozinha aberta, plano de saúde e odontológico, aula de yoga, massagista, cadeira de massagem de uso livre, entre outros benefícios.

As práticas procuram satisfazer um novo perfil de colaborador que busca muito mais do que cumprir horas diárias dentro de um escritório. Os jovens que estão entrando no mercado de trabalho agora buscam empresas que os motivem e engajem. Um estudo da Social Market Foundation aponta que funcionários felizes são até 20% mais produtivos do que os insatisfeitos. Quando se trata de vendas, a felicidade tem um impacto direto, aumentando os resultado em 37%.

Mas não há uma fórmula para estimular os colaboradores. Para entender quais ações fariam sentido para os funcionários, algumas empresas perguntam para eles quais procedimentos os fariam se engajar e motivar mais na trabalho. Além disso, é importante que a instituição tenha como política deixar as portas sempre abertas para ouvir novas sugestões.

As empresas inovadoras que revolucionam o mundo com suas soluções, portanto, estão também, por meio de seus funcionários, revolucionando o modo como as pessoas trabalham e se relacionam com o ambiente de escritório. A lógica, na verdade, é simples: se quem produz faz com convicção e orgulho, o produto e serviço espelhará eficiência.

*Caroline Schmitz é vice-presidente de gestão de pessoas na Cheesecake Labs

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