Retenção de talentos: 5 tendências educacionais em TI para 2023

Um dos grandes desafios da área de TI é achar e manter talentos. Segundo estudos, uma das maneiras de fazer isso é oferecer qualificação para os colaboradores. 

Dos entrevistados pela LANDtech e pela Alura para Empresas, 78% demonstram interesse em se tornar profissionais de TI. Saiba como capacitar e reter esses talentos a seguir. 

Para profissionais que já estão na área de TI, o upskilling aprimora os conhecimentos adquiridos. O reskilling é a solução para quem busca migrar para esse setor. 

1. Upskilling e reskilling 

2. Cohort based learning 

A capacitação profissional nas empresas pode partir do aprendizado em grupo. Ofereça um objetivo em comum para os colaboradores para colher resultados! 

Permitir que funcionários troquem experiências entre si, não necessariamente focadas no trabalho, é uma ótima oportunidade de retenção de talentos. 

3. Comunidade corporativa

Quando funcionários conhecem os objetivos de uma empresa, buscam o desenvolvimento de habilidades focadas nisso — o que pode ser uma troca. 

4. Educação alinhada aos negócios 

Desenvolver as digital skills de todos os colaboradores, não apenas os de TI, cria a possibilidade de otimização de processos e retenção de talentos. 

5. Digital skills 

As empresas têm a responsabilidade de capacitar funcionários, o que também é uma vantagem para os negócios. Saiba mais sobre o tema aqui, no IT Forum!