Resource tira da manga digital para bancos públicos

O digital prossegue em sua trilha de disrupturas em variados modelos de negócios e nessa movimentação a Resource decidiu lapidar sua estratégia de transformação digital, criando uma unidade focada em soluções sob medida para instituições financeiras públicas.
O setor público é uma arena com características próprias, muito regulada e toda a tecnologia a ser adotada passa por processos de licitação, muitas vezes demorados e complexos. Mas para refinar a atuação dessa unidade curinga, a Resource trouxe Alex Vieira (foto), ex-vice-presidente da Capgemini, com passagem por importantes empresas da área de TI e de telecom. Ele traz na bagagem todo o conhecimento das competências e características de contratação do setor público.
Uma outra vantagem do executivo, que assume o cargo de vice-presidente de Serviços Financeiros e o comando da nova unidade, além da experiência de 30 anos no mercado de TIC, é o fato de morar e conhecer muito bem Brasília (DF), o reduto da área pública, estando à frente de ações e atendimento há mais de uma década de importantes bancos do País e governo.
Segundo Vieira, um significativo motivador para aceitar a proposta da Resource, multinacional brasileira de serviços de TI, foi ter identificado o empenho da empresa em afinar a atuação com a transformação digital. “O próprio presidente Paulo Marcelo cuida pessoalmente dessa evolução, que permeia todas as áreas, e isso me chamou atenção. Sem contar com a agilidade nas tomadas de decisão. O envolvimento parte do alto comando”, diz.
Jornada do cliente, a chave
Hoje, quando se pensa em um novo produto para bancos, é preciso pensar na jornada do cliente, afirma Vieira. De acordo com o executivo, o objetivo das instituições financeiras nessa era conectada está apoiado em explorar ao máximo os canais digitais. “Elas precisam oferecer aos seus clientes serviços digitais em dispositivos como tablets e smartphnes de maneira ágil, prática e segura. Mobilidade é fundamental. ”
Esse desafio de estar em linha com a atual demanda digital dos bancos públicos exige uma infraestrutura capaz de proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Para isso, contamos com um time de 120 profissionais, de variadas competências, que trabalha na criação de projetos e interage com as áreas de negócios, como a de Meios de Pagamento”, relata Vieira.
E não é somente a experiência que conta nessa nova estratégia, ele garante. “Incorporamos a metodologia Ágil aos nossos grupos multidisciplinares, que trabalham no modelo de colaboração, reduzindo o tempo das entregas, e integram profissionais de variadas competências de acordo com a necessidade de cada projeto”, explica.
Mais um trunfo nesse novo braço de atuação é o Centro de Inovação da empresa, localizado no Vale do Silício (EUA) – considerado a Meca da inovação tecnológica global. Quem está à frente dessa unidade internacional é Fabiana Batistela, diretora de Estratégia e Inovação da Resource.
“Nosso objetivo para a nova unidade é estabelecer sua conexão com todo o ecossistema tecnológico do Vale do Silício, que inclui fintechs, grandes aceleradoras de projetos digitais. Certamente esse é um grande diferencial”, diz a executiva.
Ainda traçando metas, Vieira diz-se confiante e preparado para atuar nesse setor, tendo como suporte um time qualificado no digital, em licitações e na legislação. “Vamos maximizar resultados”, promete o comandante da nova unidade, que tem a missão de orquestrar as estratégias-chave para marcar forte presença no universo dos bancos públicos.