Remessas globais de dispositivos ficarão estáveis até 2018, prevê Gartner

Author Photo
3:31 pm - 09 de janeiro de 2017

As remessas mundiais de dispositivos – que incluem vendas globais combinadas de PCs, tablets, ultraportáteis e celulares – ficarão estáveis até 2018, prevê o Gartner. Para 2017, a estimativa é de total de 2,3 bilhões de unidades, mesmo número de 2016.

Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, destaca que o mercado global de dispositivos está estagnado. “As vendas de celulares só estão crescendo nas regiões emergentes da Ásia/Pacífico. O setor de PCs está na pior fase de seu declínio”, disse Atwal.

Aproximadamente 7 bilhões de telefones, tablets e PCs estavam em uso no mundo até o final de 2016. O Gartner, no entanto, não espera nenhum crescimento nas vendas de dispositivos tradicionais até 2018, quando um pequeno aumento nas remessas de ultraportáteis e celulares é previsto. “Assim como a queda no aumento de remessas para dispositivos tradicionais, os preços médios de vendas também estão começando a estagnar por causa da saturação do mercado e de um desenvolvimento reduzido da inovação”, afirma Atwal. 

Atwal lembra também que consumidores têm menos motivos para fazer upgrades ou comprar aparelhos tradicionais. “Eles buscam experiências e aplicativos novos em categorias crescentes, como Head Mounted Displays (HMDs, modelos de display usados na cabeça), Virtual Personal Assistant (VPA, assistente pessoal virtual), alto-falantes e dispositivos vestíveis.”

O Gartner prevê ainda que o setor de PCs se beneficiará com um ciclo de substituição no final deste período de projeções, voltando a crescer em 2018. O segmento de celulares também será favorecido com as trocas. No entanto, há uma diferença entre os mercados consolidados e em desenvolvimento. “As pessoas que estão em países emergentes ainda enxergam os smartphones como seus dispositivos principais de computação e os substituem com mais frequência do que os consumidores de mercados consolidados”, completa.

Remessa mundial de dispositivos por tipo – 2016-2019 (milhões de unidades) 

tabela gartner 2090137612 Remessas globais de dispositivos ficarão estáveis até 2018, prevê GartnerObservação: A categoria Ultraportáteis (Premium) inclui dispositivos com produtos como o Windows 10 Intel x86 da Microsoft e MacBook Air da Apple. A categoria Ultraportáteis (Básicos e Utilitários) inclui dispositivos como iPad, iPad mini, Samsung Galaxy Tab S2, Amazon Fire HD, Lenovo Yoga Tab 3 e Acer Iconia One. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.