Categories: Notícias

Relógios inteligentes criam oportunidades para os CIOs

Companhias renomadas como a Salesforce já estão acelerando suas estratégias para relógios inteligentes. A fabricante já está desenvolvendo ferramentas para suportar um tipo de uso corporativo de dispositivos vestíveis, projetando um cenário em que os funcionários, muito em breve, estarão aptos a participar dos negócios a partir de seus smartwatches.

Para Lindsey Irvine, diretora global de parceiros e desenvolvimento de negócios da Salesforce, o ambiente corporativo está guiando os dispositivos vestíveis para dentro do universo do funcionário. A habilidade dos colaboradores de acessar dados de negócios por meio de óculos ou relógios inteligentes pode estimular uma maior eficiência, eliminando dispositivos volumosos e tornando mais fácil o acesso e o compartilhamento de informações.
O desafio agora, afirma Lindsey, é descobrir qual funcionalidade colocar no relógio e como ajustar informações importantes em uma tela tão pequena.

Exemplos

Três empresas se pronunciaram sobre a utilidade desses vestíveis no mundo corporativo. A Alpine Metrics LCC, empresa de software norte-americana, desenvolveu uma aplicação que permite aos profissionais de vendas verificarem tendências do mercado em seus relógios e ajustarem suas prioridades, caso estejam indo bem ou mal. Um exemplo de como o próprio empregado pode medir sua performance corporativa.

Já o CIO da Insight Enterprises, provedora de TI dos EUA, destaca que profissionais de vendas também podem enviar mensagens de voz diretamente ao CRM, quando há integração com o Salesforce, em vez de inserir dados manualmente por meio de um computador. No entanto, para o CIO, interoperabilidade e segurança são fatores primordiais a considerar na hora de escolher dispositivos vestíveis. Ele lembra que geralmente o sistema da Apple é tido como mais fechado em relação ao Android do Google, porém também é considerado mais seguro.
O diretor da Beagle Research, que faz análise de sistemas CRM, ressalta a utilização dos dispositivos pelos gerentes de vendas. De acordo com ele, esses profissionais podem usar o Salesforce em seus vestíveis para monitorar objetivos de performance ou estratégias de consumidores e programar o software para enviar alertas quando houver mudanças de status.
Desafios
Junto com todas as oportunidades que os vestíveis apresentam, os CIOs ainda têm uma infinidade desafios relacionados a operações e mudanças a considerar, como privacidade, segurança e comunicação entre dispositivos. Até o momento, não há padrões estabelecidos, dando ao mercado um ar de imaturidade, afirma Gowder, e os reais ganhos de inteligência sobre dados de CRM ainda podem levar um tempo.
* Com informações do CIO Journal

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago