Rehau usa impressão 3D para protótipo de móveis

A alemã Rehau usou a impressão 3D para confeccionar protótipos de peças utilizadas na fabricação de móveis e garantiu satisfação do cliente e redução de 97% de tempo, o que permitiu atender seu cliente dentro do prazo requerido. O processo convencional e a apresentação de protótipos e amostras levam, no mínimo, 30 dias e envolvem as áreas de engenharia, ferramentaria e produção. Caso seja um sistema de peças, mais de uma ferramenta pode ser necessária para mostrar o funcionamento do conjunto. Com a impressão 3D, os protótipos ficaram prontos em um dia.

Segundo o gerente geral da Rehau no Brasil, Alexandre Novoselecki, a utilização da impressão 3D para produção do protótipo foi simples, rápida e eficiente. “A partir de um desenho inicial com dimensões definidas nos três eixos, foi possível produzir o protótipo para apresentarmos ao cliente em aproximadamente um dia. O processo é muito mais rápido e tem custo reduzido. Como resultado, tivemos uma peça que atendia às necessidades do cliente,” explica Novoselecki e complementa: “Foram produzidas três peças distintas, cada uma com aproximadamente 15 cm de comprimento. Apesar do tamanho reduzido dos protótipos, foi possível demonstrar com sucesso a aplicação e montagem do projeto, deixando o cliente satisfeito com o resultado.”

O serviço foi realizado pela Delta Informática, que já prestou diversos serviços e forneceu equipamentos para a Rehau em várias ocasiões. “Sabendo dos serviços oferecidos pela Delta em impressão 3D, quando surgiu a necessidade de produção desse protótipo, optamos por realizar com ela,” assinala o executivo da alemã.

Para o diretor da Delta, Alexandre Renda Macluf, a forte parceria com a distribuidora Alcateia permitiu atender a Rehau e muitos outros clientes. “Como revenda da Alcateia, temos acesso a informações, equipamentos de última geração, com tecnologias reconhecidas no mercado e recebemos treinamento contínuo, o que faz toda a diferença no fechamento de negócios,” assinala Macluf, que informa que a utilização da impressora 3D MakerBot Replicator +, distribuída pela Alcateia, foi determinante para o bom resultado, uma vez que ela garante precisão, qualidade de acabamento e facilidade de uso que permitiram que o projeto tivesse sucesso.

Aplicações diversas

Na Rehau, os protótipos são de peças e componentes que podem ser utilizados na fabricação de móveis, refrigeração comercial e esquadrias de PVC. Tais protótipos necessitam de desenhos detalhados. Por isso, se torna indispensável a produção de uma ferramenta específica.

A Rehau atua nos segmentos de construção e indústria no Brasil e trabalha com o princípio de substituir materiais tradicionais por soluções criativas de polímeros de melhor desempenho. A empresa, que em 2016 comemorou 40 anos de atividade no Brasil, chegou ao país em 1976 e desde então caminha ao lado da evolução do mercado de móveis e construção/PVC. Presente em mais de 170 localidades em 54 países, a Rehau conta com mais de 22 mil colaboradores.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago