Rede Escola Digital, plataforma da Natura, beneficia mais 500 mil alunos e professores em todo o Brasil

No primeiro semestre deste ano, mais de 500 mil usuários, predominantemente do ensino público, acessaram plataformas da Rede Escola Digital, rede de plataformas que oferecem mais de 18 mil objetos digitais de aprendizagem – vídeos, games, animações, infográficos, videoaulas e mapas – a estudantes e docentes, gratuitamente.
O balanço é dos Institutos Natura e Inspirare e da Fundação Telefônica Vivo, responsáveis pelo projeto, que conclui esse semestre com um total de 21 secretarias de educação, 12 estaduais e nove municipais adeptas do programa. Todas elas tiveram completa autonomia para customizar a plataforma, conforme suas realidades locais.
A Escola Digital facilita o acesso a materiais educativos capazes de enriquecer e dinamizar práticas pedagógicas em diversas disciplinas, em sala de aula e fora dela. As ferramentas são desenvolvidas com base em uma curadoria pedagógica para cada disciplina e etapa de ensino (da educação infantil ao ensino médio). E os gestores da pasta nos municípios e estados recebem apoio na adaptação da plataforma às suas respectivas redes.
Desde 2015, o ambiente oferece funcionalidades como personalização da identidade visual e dos conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica.
Somente neste semestre, as Secretarias Estaduais de Educação do Espírito Santo, Alagoas, Amazonas e Paraíba, além da Municipal de São José dos Campos, no interior de São Paulo, adotaram a Escola Digital. Dentro dessas novas adesões, o potencial é de impactar mais de 60 mil novos professores e 2,5 mil escolas.
Na busca pela expansão desse novo modelo, que investe na tecnologia para enriquecer as práticas educacionais, os Institutos Natura e Inspirare e a Fundação Telefônica Vivo esperam alcançar dez novas secretarias até 2017.