Rede colombiana Hoteles Estelar inova na esteira do e-commerce

Nos últimos anos, as redes de hotéis foram fortemente impactadas – positivamente e negativamente – pelo digital e novos modelos de negócios, como Airbnb, sites de comparação e agregadores de hotéis. A rede de hotéis colombiana Estelar, no entanto, usou o novo cenário a seu favor e atuou para fortalecer sua presença on-line, tanto nas redes sociais quanto com o seu e-commerce.

Fundada em 1968, com 31 hotéis na Colômbia, Peru e Panamá, a Estelar buscava otimização da receita, maior rentabilidade, eficiência operacional e implementar novas estratégias de negócios.

Para tanto, a empresa, contou Biviana Velez, diretora corporativa de Tecnologia e Sistemas da Hoteles Estelar, teve de superar uma série de desafios, como o de revisar mais de 900 tarifas em sua rede de hotéis e eliminar os gargalos de controles e permissões nos sistemas. A executiva falou em apresentação durante o IT Forum Latam, realizado pela IT Mídia e de 7 a 10 de junho, em Miami (EUA).

“Identificamos primeiro que tipo de cliente tínhamos. Depois, segmentamos o mercado em individual e grupos. Em seguida, definimos uma estratégia de codificação de tarifas”, resumiu ela. A reformulação da estratégia e o fortalecimento do posicionamento da rede no digital fez com as reservas on-line saltassem 20%, comemorou a executiva.

Força das redes sociais

A Hoteles Estelar entende que o advento das redes sociais deu mais poder aos clientes e que qualquer problema identificado no digital é preciso ser tratado imediatamente. “Reputação on-line é fundamental nesse segmento. Normalmente, o cliente não vai em nossas páginas falar bem, mas para criticar. E isso, naturalmente, impacta na possibilidade de reserva”, comentou.

Assim, a empresa passou a identificar, socializar, solucionar rapidamente e monitorar os comentários nos canais digitais, focando em ações corretivas e benefícios aos hóspedes. “Atuamos sempre para melhorar as qualificações boas e minimizar as ruins.”

Mas de nada adianta azeitar uma estratégia on-line se a off-line não estiver em dia. Dessa forma, Biviana contou que a Hoteles Estelar tem em seu DNA atuação voltada ao cliente e que diversas ações são colocadas em prática nesse sentido. “Temos o perfil do cliente em nosso CRM e se ele diz que gosta de tomar suco de laranja às 7h, levamos para ele. Isso sem custo adicional”, exemplificou.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago