Exatos 317 dias se passaram depois da finalização da separação da HP em duas empresas: a HP Inc., focada em PCs e impressoras, e a HPE, voltada para o mercado corporativo, e o que se pode ver agora, quase um ano depois, garante o presidente e CEO da HP Inc., Dion Weisler, é o que ele definiu de uma nova HP.
“A nova HP tem foco claro e marca uma história de reinvenção. Acordamos e dormimos pensando em sistemas pessoais e impressão. Juntos, HP Inc. e parceiros, podemos transformar não somente a nós, como também nossos clientes”, ressaltou em abertura do Global Partner Conference 2016, evento anual da companhia para seu ecossistema que acontece em Boston (EUA). Financeiramente, disse Weisler, a HP Inc. tem seguido o mesmo plano de antes da divisão: reduzir custos para reinvestir nos negócios e, assim, recriar e inovar.
O executivo aproveitou para passar a mensagem de que a empresa não teve medo da mudança e que o momento é propício para fazer o novo e caminhar mais rapidamente do que os concorrentes. Citando a recente finalização da aquisição da EMC pela Dell, Weisler afirmou que o conglomerado passará por dias desafiadores, não só em função da cultura distinta das companhias, como também da possível falta de foco.
“Isso [unir muitos negócios] não é fácil de fazer. Vai ser difícil. A Lenovo também se distraiu com seu negócio de serviços. Somos focados e estamos acelerando as oportunidades. Oportunidade é igual à potencial de crescimento”, alfinetou e aproveitou para reiterar o motivo pelo qual HP Inc. e HPE resolveram seguir caminhos distintos.
Os último três trimestres, prosseguiu o CEO, foram intensos também para os parceiros da empresa. “Vocês são nossa extensão”, sintetizou para a plateia recheada de canais de todo o mundo. Weisler apontou que, no começo do ano, o ecossistema representava 80% dos negócios da fabricante. Até o final de 2016, no entanto, a expectativa é de que essa participação salte para 87%. O ganho de representatividade do canal para a HP Inc. significa muito nesse momento e é por isso que a companhia tem investido mais de US$ 1 bilhão em capacitação.
Nova rota
Hoje, com a casa totalmente em ordem, a HP Inc. tem clara sua estratégia para os próximos anos, em linha com tendências do mercado que incluem força de trabalho móvel, ascensão dos Millennials, fortalecimento da segurança digital, economia do 'tudo as a service’ e fusão do mundo real com o virtual, a partir de impressão 3D.
Como parte dessa estratégia, a fabricante de Palo Alto, na Califórnia, anunciou sua entrada no segmento de impressoras copiadoras multifuncionais potentes (MFPs, na sigla em inglês) com o lançamento de 16 impressoras A3 que chegarão ao mercado em 2017. Enrique Lores, presidente de Imaging & Printing da HP Inc. apontou que esse é um mercado com potencial global de US$ 55 bilhões e que o diferencial da linha de produtos é a redução de custos, além de permitir rápida impressão a partir de qualquer dispositivo móvel.
“Nossa missão é reinventar os negócios de impressão e fazer a área voltar a crescer”, completou, acrescentando que as novas soluções serão vitais nesse cenário, além da compra da área de impressão da Samsung. A movimentação faz todo o sentido, uma vez que, embora relevante nos negócios da companhia, impressão sofreu queda de 14% em vendas ano a ano no terceiro trimestre do ano fiscal vigente, cenário atípico para a empresa, de acordo com Alfredo Cors, diretor da categoria de impressão da HP Inc. para América Latina, impactado especialmente pelos quadros de instabilidade econômica e política em alguns países.
Para acompanhar o lançamento dos produtos de impressão, a HP anunciou, ainda, um programa de canais baseado em serviços gerenciados. Assim, participantes terão acesso a preços diferenciados, ferramentas de vendas e serviços de suporte, informou a empresa. “Temos mais opções para canais e mais comprometimento. Juntos, vamos reinventar o segmento de impressões”, finalizou Lores.
*A jornalista viajou a Boston (EUA) a convite da HP Inc.
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