Ransomware já atingiu quase metade das organizações

Author Photo
3:40 pm - 12 de dezembro de 2017
ransomware

Ataques de ransomware, malware que “sequestra” os dados e cobra um valor em bitcoin para resgate, já atingiram 46% das organizações. É o que mostra um estudo da empresa de cibersegurança Cylance, que ouviu 300 profissionais de TI e segurança da informação de grandes organizações nos EUA, Japão, Reino Unido, França e Alemanha.

Dessas organizações atingidas, 60% experimentam uma recorrência do mesmo sistema de resgate, mas apenas 12% pagaram o resgate.

O relatório descreve como os antigos e os novos tipos de ataque são prioridade para as equipes de segurança e mostra que a maioria das empresas em todo o mundo está incorporando ou planeja incorporar o machine learning em suas defesas. As principais conclusões do relatório incluem:

Machine learning

É considerado estratégia fundamental para a segurança dos endpoints: 47% dos respondentes implantaram o machine learning para segurança de endpoints, com 23% testando atualmente a tecnologia, 32% disseram que o machine learning está detectando malware novos e desconhecidos que escapam de outras soluções de segurança de endpoint e 25% estão implantando a tecnologia para aumentar a produtividade.

Vírus desconhecidos

O malware conhecido é um problema, mas vírus desconhecidos são uma preocupação ainda maior: 35% dos entrevistados indicaram que o malware conhecido era a ameaça mais comum enfrentada nos últimos dois anos e 29% classificaram o malware desconhecido como a principal forma de ataque, com 44% denominando-o como o maior risco para os endpoints de suas organizações.

Vilões

Os cibercriminosos estão no topo da lista de agentes ruins: 90% dos entrevistados estão preocupados ou extremamente preocupados com a ameaça representada pelos cibercriminosos, por Estados-nação (82%), por hacktivistas (79%) e por infiltrados (78%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.