Ransomware atinge usuários de versões antigas do Android

Um novo tipo de ransomware identificado pela empresa de segurança Blue Coat tem como foco principal usuários de versões antigas do Android.
De acordo com a empresa, cibercriminosos desenvolveram um código malicioso que se instala automaticamente, sem exigir qualquer autorização prévia do usuário, no smartphone. O malware usa o nome Cyber Police e acusa a vítima de ter cometido crimes e justifica o desbloqueio como multa.
Uma vez instalado, o ransomware bloqueia o uso do celular e a situação é revertida somente mediante a compra de dois vales-presente do iTunes, no valor de US$ 100. Além de fazer o pagamento do resgate, a vítima precisa informar os códigos do iTunes adquirido ao criminoso.
A Blue Coat alerta que o alvo dos hackers são todos os usuários de smartphones rodando as versões do Android 4.0.3 a 4.4.4. Trata-se de um grande universo de pessoas: segundo o Google, 56,9% de todos os aparelhos com Android utilizam essas versões. Este malware se utiliza de brechas de segurança para ser instalado nos celulares.
Uma boa forma de se proteger deste novo ataque é atualizar o sistema operacional do dispositivo móvel para versões superiores à 4.4.4.