Queremos empresas saudáveis, diz CEO da SAP

Author Photo
2:42 pm - 16 de maio de 2017
SAP SapphireNOW 2017, Orlando, USA

Setenta e cinco por cento das transações de vendas em todo o mundo, 83% das transações B2B, US$ 22 trilhões em compras dos consumidores, US$ 38 trilhões do PIB do setor privado, 87% das empresas da lista Fortune Global 2000. Os números demonstram o tamanho da relevância da SAP para os negócios globais.

Englobando quatro principais funções em seu digital core – focadas no gerenciamento da cadeia de suprimentos, engajamento da força de trabalho, assests & supply chain e experiência do cliente – o objetivo da SAP foi resumidamente definido por seu CEO, Bill McDermott: “Queremos empresas saudáveis”, pontuou o executivo, durante abertura do Sapphire Now 2017, encontro anual da companhia, realizado em Orlando (EUA), que reúne 30 mil pessoas, sobretudo parceiros e clientes.

“Transformar-se em um negócio digital é uma jornada, mas se for realizada da forma correta, você pode saber melhor, fazer melhor e cuidar melhor dos seus clientes”, destaca o executivo. “A SAP é o gene dos negócios”, completa, fazendo um paralelo com a sequência genética, série de letras que representa a estrutura primária de uma molécula ou cadeia de DNA. Ou seja, a SAP quer ser a base para todas as operações e, sobretudo, para gerenciamento de todas as informações.

Repetido inúmeras vezes durante o painel de abertura, o foco na experiência dos clientes é uma obsessão da companhia. A Dell Technologies é um exemplo destacado pelo CEO da SAP. Em meio à transformação e evolução da complexidade de seus negócios, com as recentes compras de companhias como EMC e VMWare, a SAP tem sido essencial para auxiliar em questões de negócios. Michael Dell, fundador e CEO da companhia, foi convidado para subir ao palco. “Trabalhamos com a SAP há duas décadas e a empresa está atuando com nós em tempo real para nos ajudar a entregar nesse mundo multicloud”, disse.

Para McDermott, o SAP S/4Hana, aliado às capacidades da computação em nuvem, pode garantir que os bilhões de dados gerados por meio de diferentes fontes possam ser usados diferentemente, com foco nos negócios. “Com Hana, trazemos o ERP em cloud para o século 21. Queremos que os clientes possam ir além e uma outra chave para os negócios digitais é a velocidade.”

SAP Leonardo no centro dos negócios
Diante do mercado em constante e rápida mudança, McDermott cita algumas buzzwords, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT,a na sigla em inglês), blockchain, big data e analytics. Nessas frentes, a aposta da companhia é na recém-lançada área SAP Leonardo, que integra tecnologias ligadas a estes termos citados, para transformar o “pensar” em “agir” e de fato empoderar clientes para serem vencedores em seus negócios. “A função da SAP é fazer com que as empresas sejam vencedoras. Para isso, a SAP fornecerá as ferramentas. Negócios vencem quando máquinas inteligentes ajudam pessoas a trabalharem de forma mais inteligente.”

McDermott afirma que serão possíveis inúmeras interações entre as plataformas. Em um serviço de customer service, por exemplo, soluções como machine learning poderão ser importante aliados para automatizar alguns processos que estão sob o “guarda-chuva” do ERP.

Os serviços da SAP Leonardo estão disponíveis em infraestruturas multicloud, como Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud. “Estamos prontos para nos juntarmos com vocês (clientes) para vermos o futuro”, finaliza McDermott.

*O jornalista viajou a Orlando (EUA) a convite da SAP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.