Um dos componentes mais essenciais para garantir a efetividade do planejamento de TI é a arquitetura empresarial (EA, na sigla em inglês). Mas como obter uma EA de sucesso? A resposta está na liderança. É preciso melhorar a liderança de profissionais que atuam com o tema e a Pink Architecture (Arquitetura Rosa, em tradução livre), ajuda nesse sentido.
A Arquitetura Rosa emprega o estilo de liderança mais frequentemente associado com as mulheres. Talvez uma descrição menos sexista desse estilo é o “líder servidor” – liderança humilde e altamente colaborativa. Em essência, o oposto do que é tido hoje como a métrica de sucesso na arquitetura de liderança.
Hoje, o sucesso da iniciativa é baseado em três métricas: tamanho do orçamento de EA, grau de cumprimento com as diretrizes estabelecidas e alinhamento com o arcane frameworks. Por outro lado, observa-se de forma empírica, que alguns projetos de sucesso não têm altos orçamentos e são liderados por pessoas altamente colaborativas.
Por isso, é preciso repensar a sabedoria convencional de contratação de arquitetos. Veja abaixo três dicas para contratar profissionais em linha com a Pink Architecture.
Contrate profissionais com soft skills em vez de habilidades técnicas
Os arquitetos de sucesso são humildes, colaborativos, comunicativos e bons ouvintes. Eles não são movidos por sua necessidade de ser ouvido, são movidos pela necessidade de ouvir – ouvir quais são as necessidades da missão daquele projeto e traduzir isso em requisitos de TI.
Medir o sucesso com indicadores de resultado
Os arquitetos de sucesso não consideram apenas a existência de artefatos arquitetônicos. Indicadores de resultado são melhores medidos pela eficácia da EA, usando por exemplo:
• Número de projetos concluídos no prazo, dentro do orçamento e entregue com base nos requisitos
• Dinheiro economizado a partir de iniciativas bem-sucedidas de TI
• Sucessos de iniciativas tecnológicas bem-sucedidas
Escolha um arquiteto de missão, em vez de TI
Ensine uma missão de TI em vez de ensinar uma pessoa de TI a missão. A TI de hoje precisa de profundas mudanças na sua abordagem de liderança. O estilo de liderança feminino ou “pink” parece ter melhores resultados quando se trata de inspirar a mudança.
Relatório recente da Fortune mostra que as empresas da Fortune 1000 com líderes do sexo feminino superaram o índice S&P 500 – que avalia tamanho de mercado, liquidez e representação de grupo industrial – durante seus mandatos. Quando examinadas as características de liderança que inspiram tal mudança positiva, os itens empatia, paixão, engajamento, estavam sempre presentes.