Quer levar o digital para o centro da sua empresa? Aprenda com as startups

Atualmente o que mais se vê são empresas com boas estratégias que querem alcançar a digitalização de seus negócios. Mas o fato é que negócios tradicionais ainda estão lutando constantemente para avançar nesse sentido, de acordo com Mark Raskino, vice-presidente e Gartner Fellow.
O especialista explica que negócios tradicionais trazem segurança e conforto com seus modelos consolidados, além de entregar crescimento modesto e inovação incremental. O problema é que pouquíssimos estão dispostos à disrupção.
A solução, na opinião do executivo, pode estar nas startups. Trabalhar e aprender com elas. “Não é que as startups podem individualmente ter grandes ideias e criar opções futuras para o seu negócio. O ato de trabalhar com e ao lado delas poderá limpar a sua cultura corporativa”, afirmou.
Gerentes seniores e médios que trabalham por tempos em ecossistemas corporativos tradicionais poderão abrir os olhos e a mente, de acordo com Raskino.
“Do zelo de uma missão real, ao mínimo produto viável, ao design thinking. Ideias e padrões de pensamentos irão fluir. Isso pode ser o catalisador necessário para começar a mudar sua cultura mais profundamente”, continua o executivo.
Raskino cita como exemplo a companhia de seguros italiana Generali, que decidiu trabalhar em conjunto com a incubadora H-Farm. “Foi muito interessante ver em primeira mão gerentes e líderes de departamentos corporativos, tais como TI e RH, todos de moletons e trabalhando durante toda a noite em novas ideias para a interface entre seguros e o mundo digital”, disse.
Para o executivo, trabalhar com startups é uma ótima maneira de transformar a cultura da empresa e assumir o core digital. O que você tem a perder, afinal?